O criador da internet

Web é uma palavra inglesa que significa teia, e em internet é usada para designar abreviadamente a rede mundial de computadores, cujo funcionamento assemelha-se a uma imensa teia de aranha, interligando computadores do mundo inteiro.
A base da web é uma linguagem chamada de HTML (Hyper TextMarkut Language) que foi traduzido em português para Linguagem de Marcação para Hipertexto que se destina a escrever documentos que possam ser lidos por softwares chamados genericamente de browsers ou navegadores.
Em 1992, Tim Berners-Lee trabalhava na Seção de Computação do CERN – Organização Européia de Pesquisa Nuclear, com sede em Genebra, na Suíça, quando iniciou pesquisas visando descobrir um método que possibilidade aos cientistas do mundo inteiro compartilhar eletronicamente seus textos e pesquisas. Nessas pesquisas, buscava-se uma forma de interligar hipertextos em computadores diferentes com o uso de links globais, também chamados de hiperlinks. A partir desse momento, estava criada a noção web e de links como são conhecidos atualmente. E, foi assim que Tim Berners-Lee inventou nada mais do que o WWW, ou seja, World Wide Web criando um protótipo de um navegador para rodar em computadores da NeXT, uma companhia fundada em 1985 por Steve Jobs.

O criador da internet
Parte do primeiro navegador criado por Tim Berners-Lee
fonte: http://tecnologia.culturamix.com

Atualmente, Tim Berners-Lee é diretor do W3C – World Wide Web Consortium – um consórcio internacional que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, e que visam desenvolver padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a internet.

O criador da internet
Tim Berners-Lee

Com as invenções de Tim Berners-Lee e várias evoluções e melhorias nestes protocolos e códigos chegamos à Internet como a conhecemos. Nenhum outro meio de comunicação se expandiu tão rapidamente quanto a rede mundial de computadores. Em quatro anos, a Internet atingiu mais de 50 milhões de pessoas! Atualmente, no Brasil, os usuários da rede representam 44% da população com acesso a computadores e 97% das empresas estão ligadas à Internet *.

* fonte: http://www.tecmundo.com.br/

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

2 comentários em “O criador da internet”

  1. Parabéns meu amigo, foi ótima a sua matéria. Muito bom e bem explicado seu comentário. Tem muito webdesign por aí que não sabe nem quem criou a internet e a web. Um forte abraço.

    Adilson Nascimento
    webdesign

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima