Meu doodle de aniversário

Antes de começar este post gostaria de fazer uma pergunta, e mais adiante você entenderá o motivo.

Você sabe o que é um doodle?

“Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas e artistas famosos. Seja o primeiro dia da primavera, o aniversário de Albert Einstein ou os cinquenta anos da descoberta do DNA, a equipe do doodle sempre encontra um jeito de celebrar esses eventos únicos com arte.”

Fonte: Google

Hoje, dia 17 de Junho, seria apenas mais um dia normal de trabalho, não fosse por apenas um detalhe: é meu 26º aniversário.
Chegando ao trabalho pela manhã, recebi os habituais cumprimentos e desejos de felicidades dos meus colegas que todos os anos não se esquecem da data e, voltando às nossas tarefas do dia, liguei meu computador de trabalho e abri como de costume o meu querido Firefox. Como já deixo configurado nas opções de internet, o site que abre no navegador é a página principal do Google e a primeira coisa que sempre vejo é o Doodle. “Mas olha só que coincidência… ”, pensei comigo surpreso, “…quem será que o google está homenageando hoje com esse bolo de aniversário e presentes?” e instantaneamente passei o mouse no desenho do Doodle para ver o nome do aniversariante.
O que era no início uma pequena surpresa pela coincidência, tornou-se em seguida um choque! Ok, … é exagerado da minha parte, mas foi a melhor forma que encontrei para descrever a cena quando me deparei com a seguinte mensagem do Doodle: “Feliz Aniversário, Júnior!”. Não acredita? Fiz questão de dar um print na tela para provar que não estou mentindo.

Meu doodle de aniversário

Por alguns segundos, meus neurônios, que ainda não são neurônios 2.0, começaram a debater como o Google conseguiu personalizar o Doodle daquela forma e causar esse estranho sentimento de euforia misturado com inquietação. Para satisfação da minha curiosidade, não demorou muito até descobrir esse grande mistério. Minha senha da conta Google sempre fica salva no Firefox, e como no meu perfil de usuário tem a data de nascimento, não é difícil para os programadores implementarem uma codificação para exibir somente no navegador do usuário esse Doodle personalizado.
A implementação até pode ser simples, mas a ideia para cativar o cliente com uma campanha dessa é genial. Principalmente para usuários mais leigos que dificilmente conseguirão visualizar a simplicidade da implementação e certamente ficarão fascinados com a “homenagem” que o Google fez especialmente para eles.
Mais uma vez a equipe do Google está de parabéns pela excelente ideia e criatividade! É por essas e outras que respeito, admiro e sou fã dos produtos que levam a marca Google.
Ah!… como hoje é (foi) meu aniversário, minha mãe fez um bolo para mim e guardei um pedaço para você, ok? Olha só a foto aqui embaixo, está uma delicia…

Meu doodle de aniversário
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima