O que é a Web 2.0

Quando a internet começou era praticamente uma via de mão única, os webmasters criavam páginas e tomavam todas as decisões sobre o conteúdo dos sites. Na Web 2.0, a forma como os sites trabalham o conteúdo sofreu um enorme impacto, dando aos usuários a possibilidade de participar, podendo gerar e organizar as informações de acordo com seus interesses. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliações ou personalização.

O que é a Web 2.0
 A principal característica da Web 2.0 é a participação do usuário como gerador de conteúdo. Ele deixou de ser apenas um espectador e passou a fazer parte do movimento, podendo assim, alterar ou acrescentar conteúdo aos sites. Isso tudo, graças ao surgimento de ferramentas intuitivas e de fácil utilização, como por exemplo, os serviços de wikis, blogs, vídeo, etc e ainda as redes sociais como o Orkut, Twitter e Facebook. A internet passou a ser uma via de mão dupla, sendo que as informações que vão até o usuário, vêm do próprio usuário.

Hoje em dia, alguns dos sites mais populares da web não são verdadeiramente controlados por seus webmasters, mas sim por seus usuários. A velha home page pessoal está perdendo espaço para os blogs, devido aos ótimos serviços de blogagem como o Blogger que oferece uma maneira rápida, fácil e até profissional para criar um blog. Sites como o Youtube, MySpace e Wikipédia são a auto expressão dos seus usuário e, na verdade, esta é a razão para a existência deles. A nova tendência que levou a expressão “web 2.0” é o conteúdo criado pelo usuário para o usuário.
Conheça mais sobre a Web 2.0 e a evolução da internet acessando o artigo:
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima