Como criar pastas e atalhos no Windows

Uma tarefa muito simples que auxilia muito na organização do nosso trabalho em um computador é a criação de pastas para a separação de arquivos e documentos. Muitas pessoas, por acomodação ou desconhecimento, gravam todos os seus arquivos nas pastas pré-definidas pelo Windows, o que em geral causa confusão e desorganização por conter documentos de diferentes assuntos arquivados no mesmo local. Trazendo para o nosso dia-a-dia, seria o mesmo que guardar no armário da cozinha as nossas panelas, roupas e livros.
Com o objetivo de auxiliar a organizar melhor os arquivos e documentos nos seus computadores, o post de hoje vem ensinar essa simples, porém, importante tarefa na utilização do computador. E, aproveitando a oportunidade, ensinamos também a criar um atalho de documentos na área de trabalho para facilitar ainda mais o acesso aos documentos mais utilizados.
Em informática, damos o nome de pasta para certas “gavetas” que criamos no disco, seja ele um HD, pen drive ou outro dispositivo de armazenamento. Até a alguns anos, as pasta eram chamadas de diretórios, mas a finalidade ainda é a mesma que é criar estruturas que dividem o disco em várias partes como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e até outras pastas dentro dela, mas lembre-se que pasta são “gavetas” e arquivos são “documentos”. Portanto, nunca haverá um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e não o contrário!
CRIANDO PASTAS
Para criar uma pasta, basta clicar com o botão direito do mouse em uma área “livre” onde desejar criar a pasta (Área de Trabalho, Disco Local C:, Meus Documentos, etc), selecionar a opção “Novo” e em seguida clicar em “Pasta”.
Como criar pastas e atalhos no Windows
Criada a pasta, o Windows sugere o nome “Nova pasta”, mas é possível nomeá-la de acordo com a necessidade digitando o nome desejado e ao fim teclando a tecla “Enter”.
Como criar pastas e atalhos no Windows
CRIANDO UM ATALHO NA AREA DE TRABALHO
Imaginemos que possuo um determinado documento que utilizo diariamente e que está gravado em Meu Computador, no Disco Local C:, dentro de uma pasta chamada Relatórios diários, que está dentro de uma pasta chamada Internet.
Se preciso deste documento com certa freqüência, não há necessidade de percorrer todo esse caminho toda vez que precisar dele, basta criar uma atalho na área de trabalho que sempre estará disponível a um clique de mouse.
Para criar um atalho na área de trabalho, clique com botão direito do mouse sobre o arquivo, selecione a opção “Enviar para” e em seguida clique em “Área de Trabalho (criar atalho)”.
Como criar pastas e atalhos no Windows
Importante: O que está na sua área de trabalho não é uma cópia do arquivo e sim como o próprio nome diz, um atalho para chegar mais rapidamente ao destino. Isso significa que se o arquivo de origem for excluído, o atalho deixará de funcionar.
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima