12 atitudes para uma vida mais saudável – parte 3

Este ano de 2014, além dos meus projetos profissionais, uma das minhas metas é cuidar da saúde e para isso, comecei a ler uma revista especializada no assunto: a Vida e Saúde. É uma ótima revista mensal que aborda assuntos como qualidade de vida, dicas de saúde, alimentação e exercícios físicos. Para atingir minha meta, a cada semana acrescentarei gradualmente na minha rotina duas dicas da revista e sempre que assim fizer, pretendo colocar aqui no blog essas dicas para no caso de mais alguém querer encarar esse desafio comigo.Vamos lá…
vida mais saudável

5 – Descubra um hobby

Ter algo para pensar e fazer além da rotina de trabalho é uma forma saudável de estimular seu cérebro e ganhar boas doses de endorfina. Com tantas atividades, é provável que você pense ser impossível arrumar mais uma, mas acredite: fazer algo que lhe traga prazer vem junto mais disposição e maior rendimento no trabalho. Já pensou no que gosta de fazer? Se já faz tempo que não investe em você, chegou a hora de parar e refletir. A vida não é só trabalho. Qualidade de vida também está ligada ao bem estar emocional. Ler livros e revistas, cultivar plantas, caminhar à toa pelo bairro, fazer trabalho social numa entidade ou comunidade carente, simplesmente balançar na rede ouvindo uma musica gostosa… todas essas atividades são acessíveis para a maioria. Mas, se puder e quiser gastar um pouquinho, você pode investir numa bicicleta para exercitar-se ou em telas e tintas para redescobrir a pintura. O importante é se concentrar, uma vez na semana que seja, em algo fora da sua rotina familiar e de trabalho e que lhe traga realização.

6 – Desfrute do integral

São inegáveis as vantagens da industrialização em alguns aspectos de alimentação, principalmente quando falamos da conservação de alimentos, que evita várias doenças e combate o desperdício. Mas essa modernização também foi responsável por fazer uma falsa limpeza nos alimentos, jogando fora o que é nutritivo, sobrando apenas a parte mais pobre para a nutrição. Do arroz ao trigo, passando por vários cereais, a alimentação humana moderna está cada vez mais pobre de nutrientes. Mas você pode virar o jogo no seu cardápio simplesmente substituindo o arroz branco pelo integral, o pão francês pelo cereais, e assim vai. Não significa que nunca mais vai comer um pãozinho com manteiga, mas que isso seja a exceção, não a regra. As fibras são “vassourinhas” que limpam a sujeira do organismo, além de empurrar a gordura para fora. Sente seu intestino preso e tem fome pouco depois de comer? Analise bem se não está faltando fibras no seu prato. Um pouquinho todo dia faz um tremendo bem para a sua saúde.
Fonte: Revista Vida e Saúde
Crédito fotos: Freedigitalphotos.net

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima