12 atitudes para uma vida mais saudável – parte 1

Já passamos da metade do mês de janeiro e provavelmente você, assim como eu, já deve ter em mente as suas metas para 2014. Mas, se você não começar logo a tomar atitudes concretas, em pouco tempo essas metas tornam-se apenas mais um monte de promessas não cumpridas.
Para este ano de 2014, além dos meus projetos profissionais, meu foco é cuidar da saúde e, para isso, comecei a ler uma revista especializada no assunto: a Vida e Saúde. É uma ótima revista mensal que aborda assuntos como qualidade de vida, dicas de saúde, alimentação e exercícios físicos.
A cada semana acrescentarei gradualmente na minha rotina duas dicas da revista e sempre que assim fizer, pretendo colocar aqui no blog essas dicas para no caso de mais alguém querer encarar esse desafio comigo. Vamos lá…

1º) 1 hora de exercícios 4 vezes por semana

Todos sabem das vantagens de se movimentar para melhorar não só a saúde física, mas a mental também. Quem faz exercícios físicos com regularidade tem melhor oxigenação e garante mais concentração para o tra­balho, mais disposição, além de diminuir a pressão arterial, perder uns quilinhos, ativar a circulação e outros benefícios. Só que tantos compromissos da vida agitada acabam sendo desculpa para não se exercitar.

Algumas ações básicas como: trocar o carro por bicicleta ou ir à pé para o traba­lho, por exemplo, não é um bicho de sete cabeças, e você une o útil ao agradável. Que tal incluir duas ou três voltas com o cachorro pelo bairro durante a semana, ou investir na esteira que está lá parada no canto enquanto assiste a TV? Fazer um pacto com o cônjuge também pode dar uma forcinha e motivar os dois. Há quem diga que a prática de exercitar o corpo é a soma de todos os outros hábitos de saúde, de tão importante. Nosso corpo não foi feito para ficar para­do enferrujando e agregando gordura. Exercite-se e mexa-se de uma vez por todas!
Minha meta: Duas caminhadas e duas aulas de natação por semana.

2º ) Comer mais frutas e verduras

Elas são ricas em fibras e preciosos nutrientes para manter as doenças longe e melhorar o funcionamen­to do organismo. A Organização Mundial da Saúde preconiza que uma dieta saudável deve conter de 3 a 5 porções diferentes de frutas por dia. Você já aderiu a esse hábito? Se a resposta é não, temos que reverter o quadro, pois deixar as frutas fora do cardápio é um tiro no pé em matéria de saúde. Como ainda é calor, aderir já ao consumo delas fica mais fácil, pois é gostoso tomar sucos naturais ou mesmo frescas ou picadas numa salada de fruta.

frutas

Se seu problema é um paladar que está acostumado com estímulos mais doces e não vê graça nos vege­tais, não se preocupe… dá para se acostumar. Incre­mente um pote de morangos com umas colheres de iogurte natural e mel, por exemplo, ou misture laran­ja com acerola num suco geladinho. Comece logo cedo com duas ou mais porções como banana com mamão acompanhados de granola ou aveia. Reserve outros dois tipos para o jantar, e pronto!

Fonte: Revista Vida e Saúde
Crédito fotos: Freedigitalphotos.net
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima