10 melhores filmes que assisti em 2013

Com fim do ano tão próximo comecei a pensar essa semana nos melhores filmes que assisti em 2013 e resolvi criar um top 10 para colocar aqui no blog. Não é uma lista dos melhores de 2013, mas sim uma lista dos melhores filmes que eu, Júnior Gonçalves, assisti ao longo desse ano. Portanto, será uma lista com filmes de 2013 e também alguns antigos, além disso, será uma lista bem eclética, incluindo filmes de aventura, ação, drama, fantasia, romance e ficção.
Todos os filmes da lista estão colocados de forma arbitrária, sem preferência ou classificação, uma vez que cada um deles possui gêneros diferentes e me agradou por razões distintas, não sendo, portanto, possível de compará-los entre eles. Let’s go?

1º O voo

Só o fato do protagonista ser o Denzel Washington já faz filme merecer crédito, mas a história também é muito boa e faz você ficar preso sofá até o último segundo para saber o que vai acontecer. É um filme tenso, que nos faz toda hora mudarmos o nosso sentimento pelo protagonista (piloto) que, apesar de ter salvado muitas vidas, não temos exatamente a certeza de que ele é realmente um herói. A cena do acidente com o avião é muito bem feita, espetacular, de realmente tirar o fôlego. Depois dessa cena o filme se arrasta um pouco na trama e, na minha opinião, o filme poderia ser um pouco mais breve que ainda assim não perderia o seu glamour.

2º O Homem de Aço

Essa adaptação mais realista do Super-Homem ficou excelente! É certo que algumas cenas são muito forçadas para inserir o máximo possível de referências das histórias da DC Comics, mas o filme no geral trouxe uma história muito mais coerente para o filho de Krypton, Kal-El, mais conhecido por nós como Clark Kent. A história começa com a guerra civil em Krypton e vai até a primeira grande luta contra o general Zod. Os efeitos especiais durante as lutas são para tirar de vez da nossa memória aquelas cenas toscas da década de 80. Mas, o que realmente me agradou foi não terem feito da Lois Lane uma completa idiota como nos filmes e seriados antigos.


3º Faroeste caboclo

Uma adaptação da obra do rock brasileiro composta por Renato Russo. Confesso que não esperava muito do filme, mas fiquei surpreendido como a forma memorável que o diretor escolheu para recriar a história de João de Santo Cristo e não tirar a sua essência. Durante o filme eu cantava mentalmente a música e a todo instante apareciam referência da letra, nem sempre na ordem cronológica, mas estavam lá. Foi tão envolvente o filme que mesmo sabendo desde o início como seria o final, não havia como deixar de torcer pelo amor impossível de João de Santo Cristo e Maria Lúcia.

Trailer: Faroeste caboclo

4º A vila

O filme “A vila” conta a história de camponeses que convivem há muitos anos com medo de criaturas misteriosas e perigosas que aparecem no bosque ao redor da vila, não os deixando sair dali em hipótese alguma. O suspense nos faz querer descobrir o grande mistério que ronda os habitantes daquela vila e, no desenrolar da história, se prestarmos muita atenção, pegamos algumas pequenas dicas sobre o que realmente acontece naquele lugar. Mas, de qualquer forma, a revelação no final do filme é tremendamente surpreendente.

5º Até que a sorte nos separe

Um filme baseado no best-seller de Gustavo Cerbasi que conta a história de uma família que ficou milionária ganhando na loteria e após 15 anos perdem tudo. Destaque no filme para a atuação espetacular de Leandro Hassum e, além de muito engraçado, o filme aborda muito bem os conceitos de educação financeira do livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”. Recomendo tanto o filme quanto o livro.

Trailer: Até que a sorte nos separe


6º Jogos Vorazes

A franquia Jogos Vorazes traz a história de um realite show em que os participantes são obrigados a lutar até a morte. O filme é muito diferente de tudo que já vi, pois temos na mesma história romance juvenil e muita violência. Mas, o que mais chamou minha atenção foi a crítica social embutida de como a sociedade “moderna” e dominante banalizou a violência e escraviza outros povos para terem riqueza, luxo e diversão.

Trailer: Jogos Vorazes (legendado)

7º Django Livre

O filme se passa no velho oeste e mostra a brutalidade que existia nos tempos da escravidão. Seria um filme comum se não fosse o toque especial do Tarantino em ser cômico, explodir cabeças e extrapolar todas as leis da física em um só filme.

Trailer: Django Livre (legendado)


8º Contato

Um filme de 1997 baseado na obra do cientista, astrônomo, cosmólogo e escritor Carl Sagan. Na história, uma cientista encontra fortes evidencias da existência de vida extraterrestre e é escolhida para realizar o primeiro contato. É um filme para quem gosta de ficção científica e tenho que avisar que o filme é bem longo e centrado em discussões cientifica/filosóficas. Não recomendo para quem gosta de ação e efeitos especiais.

Trailer: Contato


9º Looper – Assassinos do Futuro

Outro filme de ficção científica que aborda sobre a viagem no tempo. Possui muitas cenas de ação, mas entender a história pode ser um pouco confuso devido a alternância em presente, passado e futuro. É preciso prestar muita atenção para entender as razões do que acontece na história.

Trailer: Looper – Assassinos do futuro (legendado)

10º O Hobbit – Uma jornada inesperada

Um filme para quem tem saudades do universo do criado por Tolkien e que fez sucesso nos cinemas na trilogia “O Senhor dos Anéis”. Eu, particularmente, adorei voltar à Terra Média em mais uma aventura com hobbits, anões, elfos e orcs. É uma aventura com objetivo de recuperar o reino dos anões que está sob controle de um dragão, mas eles nem chegam perto disso, os perigos pelo caminho são inúmeros e exige cada vez mais coragem e perseverança dos personagens. A história foi ligeiramente alterada para que fosse possível dividir o livro em três filmes, criando, por exemplo, um vilão orc para a batalha final desse primeiro filme da série.

Trailer: O hobbit – uma jornada inesperada (legendado)

Estes foram os 10 melhores filmes que assisti em 2013. E você? Assistiu algum bom filme que poderia me recomendar? Deixe nos comentários a sua lista com os melhores filmes.

Até a próxima.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima