Prevenindo-se contra LER/DORT

Muitos profissionais ao final de um dia de trabalho se queixam de cansaço, formigamento, dores nos braços, costas e pescoço, principalmente aqueles que fazem uso constante do computador. Esses sintomas, muitas vezes, são decorrentes de uma lesão muscular causada por uma postura incorreta durante um longo período. Conhecidas pelas siglas LER (Lesões por Esforços Repetitivos) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), tais patologias afetam tendões, músculos e nervos.

Segundo o Instituto Nacional de Prevenção às LER, tais distúrbios são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil e atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, tendo uma maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos, sendo as mulheres as mais atingidas. De tão importante tal tema ganhou um dia especial: no dia 28 de Fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

As principais causas de tais patologias são os movimentos repetitivos e postos de trabalhos inadequados, fazendo com que fiquemos em posturas inadequadas por muito tempo. Diante de um cenário assim, as conseqüências mais comuns são:

  • Tendinites – inflamações nos tendões;
  • Epicondilites – inflamações nos cotovelos;
  • Síndrome do túnel do carpo – inflamação do nervo na região do punho. 


Para quem precisa trabalhar por muito tempo em frente ao computador é muito importante a maneira de se posicionar diante dele. Para isso, existe uma ciência chamada ERGONOMIA que estuda e desenvolve tecnologias para adaptar o ambiente de trabalho de forma que amenize ou não prejudique a saúde do trabalhador. Em muitas situações são necessários móveis ergonômicos, mas a maioria dos casos é possível corrigir a postura e ajustar o posicionamento dos móveis sem nenhum gasto extra.

EVITANDO O PROBLEMA

A melhor forma de combater as LER com certeza é a prevenção. As dicas a seguir poderão ajudá-lo a prevenir-se:
Prevenindo-se contra LER/DORT

  1. Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente se dar uma pausa de 5 a 10 minutos a cada 1h sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço;
  2. O monitor deve estar entre 45 e 70cm de distância da sua cabeça e alinhado um pouco abaixo da altura dos seus olhos;
  3. Seu teclado deve ficar em uma posição tal que seus pulsos não fiquem flexionados;
  4. Sua cadeira deve permitir um apoio razoável para suas costas, seus pés devem tocar completamente o chão e seus joelhos devem estar a 90 graus;
  5. Sua cabeça deve estar completamente acima de seu corpo, ou seja, seu pescoço deve ficar reto.
  6. Além dessas medidas de prevenção já citadas, aconselha-se também a prática diária de exercícios de relaxamento e alongamento. A imagem abaixo ilustra alguns exercícios bem simples que podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer momento do dia.

Clique aqui para saber mais sobre a técnica Pomodoro que aumenta sua produtividade e ajuda na prevenção de problemas relacionados ao trabalho repetitivo (LER)

Prevenindo-se contra LER/DORT
clique na imagem para ampliar

IMPORTANTE: Esse informativo tem como objetivo conscientizar sobre a Ergonomia no Trabalho e dar dicas de como prevenir possíveis patologias relacionadas à posturas inadequadas no trabalho, pessoas que já possuem tais enfermidades deverão consultar seu médico.

Fontes:
http://administrando.net/dort-como-prevenir-se-de-lesoes-musculares-no-trabalho/
http://blog.rachacuca.com.br/2007/03/ergonomia-no-escritor
io/

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

3 comentários em “Prevenindo-se contra LER/DORT”

  1. Bom dia a todos!Estou a ler este artigo, que deve de ser inesgotável pois descobri este site á cerca de 10 minutos ,e realmente o Júnior Gonçalves tem razão no que afirma, e as pessoas que trabalham a maior parte do dia frente ao computador igualmente.
    Se não seguirmos as instruçoes e conselhos fornecidos por profissionais, acabaremos por vir a sofrer as consequências!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima