Meu leitor feed preferido será “aposentado”. E agora, José?

Primeiro foi o Echofon (extensão do Firefox para o Twitter), depois foi a vez do Timely (aplicativo para agendar tweets) e agora, para minha infelicidade, resolveram descontinuar (cancelar) também o Google Reader, meu leitor preferido de feeds/rss.

E agora? O povo sumiu, o Google esfriou, o Google Reader acabou, e agora, José?
Hoje pela manhã quando abri minha conta do Google pensei em verificar rapidamente as atualizações dos blogs que assino o feed e, para minha surpresa, me deparo com a seguinte mensagem da imagem abaixo.
Google Reader será aposentado
A princípio pensei ser algum tipo de erro, mesmo estando bem claro o teor da mensagem. Cliquei em leia mais e então veio de sobressalto a grande indagação: “Mas por quê?” O Google Reader é tão bom!
Fiz uma rápida pesquisa e descobri que além do Google Reader, a Google anunciou também o encerramentos de muito outros serviços, entre eles o Google Voice. Ainda em minhas pesquisas, descobri que muitas outras pessoas também ficaram indignadas com a notícia e criaram uma petição no site Change.org contra o cancelamento do Google Reader que, até o momento da publicação, havia mais de 15 mil assinaturas para a causa “Mantenha o Google Reader”.
Como a própria Google disse em comunicado aos usuários, o Google Reader será “aposentado” no dia 1º de julho de 2013 e para quem desejar, já está disponível um recurso para os usuários fazerem download de uma cópia dos seus dados pessoais para serem transferidos em outro produto agregador de feed. Eu, sinceramente, espero que a Google volte atrás com essa decisão. Mas, caso isso não ocorra, o melhor é começar a pesquisar outros serviços que atenda minha necessidade de assinatura de feeds. Alguém por aqui tem alguma sugestão?
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima