Depoimento de Viagem das minhas férias nos Estados Unidos

O depoimento de viagem a seguir tem como objetivo compartilhar minha viagem de dezoito dias para os Estados Unidos com os leitores do Neurônio 2.0 e com os amigos do site “Mochileiros”. Minha intenção é postar semanalmente, aos domingos, trechos da viagem com os detalhes, dicas, fotos e minhas impressões sobre os locais visitados.
Espero que esta série de artigo possa ser útil a quem, por ventura, esteja pensando também em viajar ou, pelo menos, seja uma leitura agradável para quem deseja “conhecer” um pouco das cidades de Nova York, Los Angeles e Las Vegas através desse depoimento.
Segue abaixo uma introdução e o primeiro dia de viagem.
O Sonho e o planejamento
Desde criança que tenho vontade de viajar para os Estados Unidos e conhecer vários lugares que tanto assistia nos filmes de Hollywoodianos. Obviamente que isso era apenas um sonho pouco provável de realizar e assim foi durante muitos anos até que, no ano passado, estava lendo as notícias sobre economia na internet e deparei com a seguinte informação: “Dólar tem a menor cotação em mais de 12 anos”. Essa notícia chamou minha atenção e notei que aquele momento poderia ser uma ótima oportunidade para elaborar um plano de ação e realizar o antigo sonho.

Em fevereiro desse ano escrevi um artigo no qual conto melhor a história de como a notícia sobre a baixa cotação do dólar foi tão importante para despertar o sonho e colocar em prática o planejamento dessa viagem. Caso tenha interesse em saber mais sobre isso, você poderá ler o artigo “O que aprendi lendo jornais de economia e porque isso é tão importante” publicado no blog Dinheirama.
Uma vez com essa ideia na cabeça, comecei a procurar na internet por informações que poderiam ser úteis e, durante essas minhas pesquisas, conheci o site Mochileiros que foi minha maior fonte de informação. Além disso, conversei com alguns amigos que me deram excelentes dicas para planejar essa viagem.
Para resumir um pouco, o plano de viagem ficou da seguinte forma:
  • Viagem para duas pessoas (minha esposa e eu).
  • Em agosto de 2011 fiz um cartão Visa Travel Money pela Confidence Cambio e o carreguei com U$ 2675,00 dólares – nessa época o dólar estava na casa de R$1,63 .
  • Em outubro comecei a correr atrás de documentação; os passaportes ficaram prontos em novembro e o visto só saiu em abril desse ano.
  • Em janeiro de 2012 fiz comparações de preço entre contratar uma agencia de viagem ou fazer tudo sozinho. Optei por contratar a Talismam Tur de São Paulo para cuidar apenas das reservas de hotéis e passagens áreas, ou seja, os traslados e passeios ficaram por nossa conta.
  • Em agosto fiz algumas reservas de passeios pela internet e comprei mais dólares em espécie para levar.
  • O roteiro/datas de viagem ficou da seguinte forma: de 12/09 a 19/09 ficamos em Nova York; de 19/09 a 25/09 em Los Angeles e de 25/09 a 30/09 em Las Vegas.
Segue abaixo o depoimento de como foi nossa viagem, sendo no artigo de hoje o dia da partida para Nova York.
DIA 11/09/2012
Depois de mais de um ano de planejamento, enfim, chegou o dia tão aguardado da nossa partida para as terras do tio Sam. Minha intenção no início era de estar em Nova York no dia 11 de setembro para assistirmos as homenagens às vitimas dos atentados terroristas ao World Trade Center, mas, como aqui no Brasil temos um feirado poucos dias antes, o 7 de setembro, as passagens de avião nesse período geralmente são mais caras em relação às passagens nos dias seguintes.
A melhor forma que encontramos para ir até o aeroporto foi contratar um motorista para nos levar até São Paulo com o nosso carro. Pagamos então a gasolina, os pedágios e a corrida do motorista que ficou em R$70,00.
O nosso voo sairia do aeroporto internacional de Guarulhos/SP no dia 11/09 às 21h15, mas por ser nossa primeira viagem, decidimos chegar bem cedo, por voltas das 14h30 para termos tempo sobrando caso acontecesse algum imprevisto por causa da nossa inexperiência.
aeroporto internacional de Guarulhos/SP
Aeroporto internacional de Guarulhos/SP

Aeroporto internacional de Guarulhos/SP
No aeroporto, com muito tempo sobrando, pudemos passear pelas lojas, jantar no McDonald (já acostumando com a comida norte-americana) e contratar um serviço de embalagem de malas. É um serviço bem caro, eu sei, mas recomendo fazê-lo para que suas malas tenham um mínimo de proteção durante o tempo que ela estará no compartimento de carga do avião.

embalando as malas da viagem

embalando as malas da viagem

Outra coisa que pudemos fazer tranquilamente no aeroporto foi o preenchimento do cartão da imigração que, quem está fazendo pela primeira vez, sente receio de preencher errado e ter problemas depois. 
Cartão da imigração
Cartão da imigração

Bilhete de viagem da American Airlines
Bilhete de viagem da American Airlines
Na hora prevista estávamos no portão de embarque e alguns minutos depois, decolamos em um Boeing 777 pela American Airlines para um voo de aproximadamente nove horas com destino a Nova York.
Avião da American Airlines
No avião da American Airlines

Não perca na próxima semana a continuação do nosso depoimento de viagem. Aguardo por você!

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima