Marcelo Moraes do blog “Abrazar La Vida” na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro

Em Junho do ano passado tive a oportunidade de dar uma palestra para os alunos da ETEC “João Maria Stevanatto” com o tema “O que eu aprendi com os blogs e as redes sociais”. Na palestra tentei dar uma visão geral de como funciona a blogosfera para em seguida, pontuar as oportunidades que um blog bem feito pode trazer para o blogueiro.

Para agregar valor à minha palestra, contei com a ajuda de alguns amigos blogueiros que responderam a um pequeno questionário sobre as motivações e objetivos que cada um tem com seus blogs. Um dos blogueiros que gentilmente se dispôs a responder meu questionário foi o Marcelo Moraes do blog “Abrazar La Vida”. Mais uma vez, gostaria de agradecê-lo pela disponibilidade em me ajudar na época e também agora, por permitir que suas respostas fossem publicadas aqui no blog. Obrigado Marcelo!

Segue abaixo o questionário que o Marcelo Moraes respondeu para minha pesquisa:

Pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro
Descreva resumidamente o seu principal blog.
É um blog pessoal, sem intenção de popularidade nem rentabilidade, apenas para compartilhamento de ideias ou pensamentos. Interatividade.

Marcelo Moraes do blog "Abrazar La Vida" na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro

Quando foi e quais foram os motivos que levaram você a criar um blog?

Foi em agosto de 2008, como uma forma de tentar interagir mais com pessoas que pudessem dividir assuntos que gosto, de diversas áreas, e receber este retorno delas também. Me relacionar com quem tem o que acrescentar e fugir daquele nicho de pessoas que visam bisbilhotar a vida alheia de modo negativo, como no orkut, por exemplo.

Esses motivos ainda são os mesmos que te fazem a continuar blogando? Se não, quais são os motivos agora?

Sim, e ainda mais pois vejo que a troca de conhecimento entre blogueiros só me acrescentou nestes quase quatro anos de blog. Não sinto falta alguma de ter abandonado o orkut mais ou menos neste mesmo  período em que o blog foi criado. E agora, mais entendido do assunto, optei por registrar um domínio “.com.br” para ele, que como dizem, fica mais “profissional”, esteticamente falando.

Quais foram as dificuldades que você teve quando começou a blogar e quais são as dificuldades que você tem hoje?

É muito difícil você interagir num espaço onde já tem pessoas bem avançadas no assunto, então as falhas graves, porém, impossíveis de se cometer quem é iniciante, como não citar fontes, direitos autorais e forma de expor as opiniões, além da linguagem html. Hoje a minha dificuldade é o tempo para manter o blog com o mesmo teor de posts que vinha desde o começo. O trabalho reduziu este lazer.
Além de tempo, você já investiu ou investe financeiramente em seu blog? Como?
Não, pelo menos neste pessoal, não vejo motivo para isso e nem foi meu objetivo de início.
Você já ganhou dinheiro ou obtêm renda com seu blog? De que forma?
Não, de nenhuma forma, pois não é um blog popular, então o número de visitantes é algo bem singelo perto de grandes blogs que se mantém da renda que eles oferecem.
Marcelo Moraes do blog "Abrazar La Vida" na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro
Um ser pluricelular, eucarionte, contendo 23 pares de cromossomos, sendo um do tipo XY.
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima