Ariane Fonseca do blog “Diário de um Repórter” na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro

Em Junho do ano passado tive a oportunidade de dar uma palestra para os alunos da ETEC “João Maria Stevanatto” aqui da minha cidade no interior de São Paulo. O tema da palestra foi “O que eu aprendi com os blogs e as redes sociais” na qual tentei dar uma visão geral de como funciona a blogosfera para em seguida, pontuar as oportunidades que um blog bem feito pode trazer para o blogueiro.
Para agregar valor à minha palestra, contei com a ajuda de alguns amigos blogueiros que responderam a um pequeno questionário sobre as motivações e objetivos que cada um tem com seus blogs. Um dos blogueiros que gentilmente se dispôs a responder meu questionário foi a Ariane Fonseca do blog “Diário de um Repórter”. Mais uma vez, gostaria de agradecê-la pela disponibilidade em me ajudar na época e também agora, por permitir que suas respostas fossem publicadas aqui no blog. Obrigado Araine!

Segue abaixo o questionário que a Ariane Fonseca respondeu para minha pesquisa:
Pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro
Descreva resumidamente o seu principal blog. 
O ‘Diário de um repórter‘ é um blog que relata o dia a dia de um jornalista, apresentando conceitos teóricos, experiências vividas pela autora na área e dicas sobre eventos, tecnologia e mídias sociais.
Diário de m Repórter

Quando foi e quais foram os motivos que levaram você a criar um blog? 

O blog foi criado no dia 28 de março de 2009 depois de muita insistência de um amigo meu que achava que eu tinha conteúdo relevante para compartilhar na rede. Ele falou tanto na minha cabeça que acabei fazendo a minha página, hoje, sou viciada em internet e em compartilhar bons conteúdos.
Esses motivos ainda são os mesmos que te fazem a continuar blogando? Se não, quais são os motivos agora? 
Hoje, eu blogo por prazer em compartilhar. É muito gostoso receber e-mails de várias partes do país, e até do exterior, de pessoas agradecendo o conteúdo postado, querendo saber mais, oferecendo mais conteúdo.

Quais foram as dificuldades que você teve quando começou a blogar e quais são as dificuldades que você tem hoje? 
No começo eu tinha dificuldade com a ferramenta, não sabia muito mexer no WordPress (plataforma gratuita que uso), nem sabia ao certo sobre o que escrever. Hoje, minha maior dificuldade é tempo. Vida de jornalista é uma correria! Rsrs..

Além de tempo, você já investiu ou investe financeiramente em seu blog? Como? 
Eu invisti em layout e domínio próprio para que ele ficasse agradável de se ler. As plataformas gratuitas (WordPress e Blogspot, por exemplo) disponibilizam templates prontos e grátis, mas eu queria algo com a minha cara, meu jeitinho. Então, comprei o domínio, paguei um servidor para hospedar um novo template e gastei com designer. Valeu a pena 😉
Você já ganhou dinheiro ou obtêm renda com seu blog? De que forma? 
Dinheiro diretamente eu não ganho, pois optei por não fazer propaganda no blog. Mas já ganhei dinheiro por causa do blog. Dei várias palestras, participei de eventos, por ter o ‘Diário de um repórter’.

Ariane Fonseca do blog “Diário de um Repórter” na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro

Jornalista, blogueira, sócia-diretora na Vincere Comunicação, proprietária no “Diário de um Repórter”, corintiana e apaixonada pelas coisas simples da vida.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima