Projeto Nova York – Como solicitar passaporte

Viajar para o exterior era até pouco tempo um privilégio somente da alta sociedade que tinha condições financeiras de bancar com os custos da viagem, mas nos últimos anos, esse cenário tem mudado e a classe C, chamada emergente, tem aproveitado o aumento da sua renda e as facilidades que as Agencias de Viagens oferecem para pagar uma viagem internacional. Segundo pesquisa publicada no portal UOL Noticia, em 2010, a classe C representou 34% das viagens para fora do país e esse percentual é ainda maior se comparado apenas com as viagens para estudos de curta duração – entre quatro e oito semanas.

Projeto Nova York – Como solicitar passaporte
Muitos brasileiros sonham com uma viagem para exterior e eu faço parte de uma parcela da população que pretende realizar esse sonho em 2012. Eu até já disse isso aqui no blog quando defini minhas metas para esse e já que estou compartilhando esse sonho aqui no blog, pensei em ir mais além e escrever uma série de artigos sobre essa minha meta de viajar para Nova York. Além de ser um registro do meu projeto de viagem, acredito que possa ser útil para quem também deseja fazer uma viagem como essa. O intuito não será detalhar tudo nos mínimos detalhes, mesmo porque não sou especialista no assunto e nem sou tão “viajado” assim. Mas acredito que com essa minha primeira experiência, eu possa definir um roteiro passo-a-passo e acrescentar algumas dicas pessoais que não estão disponíveis na internet. Vamos lá…

Meu destino de viagem é Nova York, mas acredito que qualquer pessoa que queira viajar para fora do país precise de um passaporte. Então, a primeiro providencia para quem deseja viajar é providencia o seu passaporte na Policia Federal. Veremos abaixo como fazer isso e na medida do possível, acrescentar dicas que podem te ajudar a evitar contratempos.

COMO SOLICITAR PASSAPORTE

1º Passo – Solicitação do passaporte
Entre no site da Policia Federal e preencha o formulário de emissão de passaporte

Após o preenchimento de todos os seus dados, será gerado automaticamente um boleto bancário chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União) que é a taxa para a emissão do passaporte. Imprima o protocolo de solicitação, será necessário mais adiante.


2º Passo – Emissão e pagamento da GRU
Imprima a GRU e pague até o vencimento que geralmente é uns 10 dias a partir da data de emissão. Não se esqueça de guardar o comprovante bancário.


3º Passo – Agendamento eletrônico
Para fazer o agendamento eletrônico você precisa entrar com seu CPF, Número de Protocolo da solicitação e a sua Data de Nascimento. Na tela de agendamento você verá os dias e horários disponíveis.
Como na minha cidade não há posto da Policia Federal, precisei agendar meu atendimento na cidade de Campinas. Dependendo da demanda, você só conseguirá encontrar horário disponível em três ou quatro meses. No meu caso, entrei no site no dia 22/08 e só consegui agendar para o dia 18/11. Então, sugiro agendar o mais rápido possível para reservar uma data e caso você não possa ir no dia, é possível reagendar seu atendimento até três vezes.

4º Passo – Emissão do passaporte
No dia do atendimento na Policia Federal, você precisa levar os documentos abaixo relacionados para emitir seu passaporte. Observação: todos os documentos devem ser ORIGINAIS.

  • RG ou carteira de habilitação;
Por precaução levei os dois documentos e minha esposa precisou da certidão de casamento, pois ela ainda não tinha atualizado seus documentos para o nome de casada.
  • CPF;
  • Titulo de eleitor;
  • Declaração da justiça eleitoral de que você está quite com as obrigações eleitorais.
Para não perder muito tempo, sugiro que emita essa certidão no site da Justiça no endereço http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

No meu caso, precisei ir pessoalmente até o Cartório Eleitoral da minha cidade pois meu cadastro no sistema estava errado e não consegui fazer pelo site, mas o da minha esposa funcionou certinho e foi aceito. Para emitir a declaração pela internet você só precisa entrar no site e preencher os seguintes dados: Número do título de eleitor, seu nome, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai.

  • Comprovação de quitação do serviço militar (para homens)
  • Comprovante bancário de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) – taxa para a emissão do passaporte;
  • Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem impresso na 1º passo
No meu caso este foram os documentos necessários para emitir meu passaporte. De pendendo do caso, você precisará de outros documentos e você poderá conferir no site da Policia Federal.

O meu agendamento estava marcado para 11:45 e como moro longe de Campinas e não conhecia o lugar, saí de casa bem cedo por precaução, mas por sorte não foi difícil de encontrar o posto da Policia Federal na Rua Bernardo José Sampaio, 300 – Bairro Itapura – Campinas/SP.

Quando chegar ao local basta sentar e esperar seu nome ser chamado. Apesar de o horário estar agendado, o pessoal do atendimento vai chamando conforme eles conseguem atender. Eu, por exemplo, cheguei duas horas adiantado e fui atendido muito antes do meu horário, por que várias pessoas agendaram e não foram.

No momento do atendimento eles conferem seus documentos e se estiver tudo certo dão entrada no seu passaporte. Não é necessário levar fotografia, pois eles tiram na hora depois de coletar a digital de todos os seus dedos.

5º Passo – Entrega do passaporte
Infelizmente, o passaporte não fica pronto no mesmo dia. O meu demorou um mês para ficar pronto e é preciso buscar pessoalmente com o seu RG para assinar o recebimento do passaporte. Para buscar o passaporte tive mais dificuldade por causa do horário que eles entregam, pelo menos no posto da Policia Federam onde fiz meu, o horário de entrega era somente das 14hs às 16hs.

No site da Policia Federal você pode consultar o andamento do seu pedido de passaporte e além disso, se você tiver cadastro seu e-mail na solicitação, você receberá um e-mail quando o passaporte estiver pronto.

No dia atendimento fui avisado que o passaporte estaria pronto em um mês, mas que poderia buscá-lo em até 90 (noventa) dias, porque depois disso ele seria cancelado.

Projeto Nova York – Como solicitar passaporte

Essa foi minha experiência de tirar o passaporte. O próximo passo será providenciar o visto e quando tiver conseguido, eu posto aqui no blog ok?
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima