Conhecendo os processadores AMD e Intel

Não é raro as pessoas irem comprar um computador sem ao menos saber qual dos computadores nas vitrines das lojas possui o melhor custo x beneficio. Isso acontece por que um computador possui um conjunto de componente que são de difícil compreensão para usuário comum, como por exemplo, a marca do chipset da placa mãe ou se a memória RAM é do tipo DDR2 ou DDR3. 
 
Infelizmente para conhecer o desempenho real de um computador é necessário prestar atenção até nos mínimos detalhes, pois cada um deles pode fazer uma grande diferença. Não é via de regra, mas na maioria das vezes podemos ter uma ideia da capacidade de um computador observado somente a marca/modelo do seu processador. Isto porque, se fizermos uma analogia com o processador, podemos dizer que ele é o “cérebro” do computador, pois é nele que ocorre a maior parte do processamento da máquina. 
 
O processador é um dos componentes mais importantes (e caros) na montagem de qualquer computador e escolher a marca/modelo de não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. No entanto, na hora de comprar um computador é muito importante escolher um processador que não seja muito defasado e que atenda a sua necessidade como usuário, pois uma boa escolha fará com que você tenha uma máquina rápida por vários anos, em contrapartida, uma má escolha resultará em uma breve vida útil eficaz do computador. 
 
Atualmente temos duas grandes fabricantes de processadores no mercado, a AMD e a Intel. Desde suas fundações que elas brigam pela liderança nesse mercado de tecnologia e nós consumidores, somos os maiores beneficiados nessa guerra saudável entre as duas maiores fabricantes de processadores do mundo.

Conhecendo os processadores AMD e Intel
Nas listas de abaixo seguem os modelos na ordem dos mais antigos para os mais novos e é claro que quanto mais novo, mais caro e melhor é o processador. Evidentemente que as listas possuem apenas os modelos os mais conhecidos, pois ela serve somente de base para que o usuário comum possa ter uma ideia de quais são os melhores processadores de cada fabricante.



PROCESSADORES INTEL
  • Celeron

Lançado em 1998 é um processador adequado para tarefas extremamente simples, seu baixo desempenho em aplicações atuais é bem considerado.


  • Pentium 4

Lançado em novembro de 2000 é a quinta geração de microprocessadores fabricados pela Intel. Embora não seja indicado para tarefas mais pesadas, para navegar na internet ou ver filmes, ele já oferece desempenho satisfatório.

Conhecendo os processadores AMD e Intel
  • Pentium Dual Core

Lançado a partir de 2002 é um processador de núcleo duplo considerado um modelo intermediário de hardware.


  • Core 2 Duo

Lançado em 2006, o Core 2 Duo marcou o retorno do título de processador mais rápido aos domínios da Intel. Muito utilizado atualmente por usuários domésticos que procuram um processador com uma boa relação custo x benefício.


  • Core 2 Quad

Os Core 2 Quad são formado por dois processadores Core 2 Duo. O principal objetivo desta linha foi suportar melhor aplicativos que necessitam de grande capacidade de processamento (como por exemplo, carregamento de recursos gráficos e programas de imagem).


Conhecendo os processadores AMD e Intel
  • Core i3
Recentemente a Intel lançou uma nova linha de processadores e o Core i3 foi o primeiro dessa nova família. Indicado para usuários menos exigentes, os processadores Core i3 parecem fracos, contudo eles vieram para substituir a antiga linha Core2Duo.
  • Core i5
É o intermediário da nova linha da Intel, enquanto o i3 fica responsável por atender aos usuários menos exigentes, o Core i5 é encarregado de suprir as necessidades do mercado de porte intermediário, ou seja, aqueles mais exigentes que realizam tarefas mais pesadas.
  • Core i7
A última palavra em tecnologia de processamento é o i7. A linha de processadores voltada ao público entusiasta e profissional traz muitos benefícios e especificações de cair o queixo.
PROCESSADORES AMD
  • Duron
Lançados no ano 2000, o Duron foi criado para atender um novo mercado de processadores de baixo custo, alternativos aos mais caros, com desempenho ideal para a informática do dia a dia.
  • Sempron
Os processadores Semprons foram lançados com o objetivo de substituir a linha Duron.
  • Athlon XP
Em 2001, foi lançado o Athlon XP, para competir com os primeiros da família Pentium.
  • Athlon 64
O Athlon 64 é um dos membros da nova geração de processadores, que começaram a chegar com a tecnologia 64 bits incorporada.
  • Sempron 64bits
Em 2005, a AMD lançou o Sempron com tecnologia 64 bits, baseada no Athlon 64. Mais uma vez, o processador compartilhava características, mas tinha outras reduzidas para deixar o chip mais barato.
  • Athlon 64 X2
Pouco tempo depois de lançar o Athlon 64, a AMD criou seu primeiro processador com dois núcleos, que é o Athlon 64 X2. Trata-se de um processador com dois núcleos do Athlon 64 no mesmo chip.
Conhecendo os processadores AMD e Intel
  • Phenom

A décima geração de processadores da AMD possui uma gama enorme de modelos e características diferentes. Os modelos Phenom, por exemplo, estão disponíveis em versões com 3 ou 4 núcleos.

  • Phenom II

Lançado em 2008 é atualmente um dos mais rápidos processadores da AMD.

Conhecendo os processadores AMD e Intel
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima