Instalação do modem Conexant SoftV92 em um pc SEMP TOSHIBA

O “carma” de quase todo profissional de TI é ser conhecido pelos amigos e colegas de trabalho como “o cara” do computador que conserta tudo, entenda-se retirar vírus, instalar jogos e formatar o computador. É certo que é sempre bem-vindo um dinheiro extra no fim do mês, mas em algumas situações bate um forte arrependimento de ter aceitado aquele servicinho.

Depois de formatar e instalar o Windows em centenas de computadores, isso já se tornou uma tarefa rotineira pra mim. Mas, quando surge uma pessoa com um micro de velho, ou ainda sem os drivers… já sinto aquele calafrio e penso: é bucha!

Essa semana aconteceu isso, um colega de trabalho pediu pra verificar o computador da casa dele que estava reiniciando. O micro é um Semp Toshiba com uns 2 anos de uso e a causa do problema era acumulo de poeira no cooler que estava impedindo o resfriamento do processador e consequentemente reiniciava por super-aqueciemento. Além disso, o micro estava uma carroça com o Windows Start Edition (odeio essa versão!), sendo assim, aconselhei uma formatação pra deixar o PC em ordem.

Seria um trabalho simples, rápido e fácil se não fosse o bendito drive do mode
m, um Conexant SoftV92 que me roubou umas 2 horas de trabalho. Procurei o drive em diversos lugares, baixei dezenas dez vezes e perdi a conta de quantas vezes tentei instalar. Durante a caçada ao drive, descobri que o provável motivo de tantos drivers diferentes e nenhum resultado é que a Conexant repassa o chipset para outras empresas que podem alterar o projeto original e dessa forma surgem vários drivers genéricos oriundos do mesmo chipset.

Depois de passar horas quebrando a cabeça, encontrei em um fórum uma dica de como resolver meu problema. Depois de fazer o que dizia no fórum, não sabia se ficava feliz de ter conseguido instalar o modem ou se ficava com raiva de ter perdido tanto tempo em uma coisa tão idiota. Por isso, resolvi escrever este post-tutorial para ajudar outras pessoas que como eu, provavelmente terão dificuldades em instalar esse modem da Conexant.

Tutorial: Instalação do modem Conexant SoftV92 em um pc SEMP TOSHIBA


O computa
dor possui as seguintes configurações:

  • Modelo: SEMP TOSHIBA EL-1533 D-3142 1010
  • Processador: Celeron D 326 – Suporta Dual Core
  • Placa mãe: Gigabyte ga-81865 gme 775
  • Sistema Operacional: Windows Starter Edition
  • Memória: 256 MB
  • Disco Rigido: 40GB
  • Fax modem: Conexant SoftV92 SpeakerPhone SoftRing Modem with SmartSP


Os drivers da placa mãe podem ser baixados diretamente do site da fabricante Gigabyte.

A instalação é simples e sem maiores problemas, mas a coisa é diferente na instalação do modem. Quando fui instalar aqui em casa, comecei a procurar pelo driver como de costume no oráculo Google, mas mal sabia que o próprio Windows XP já tem driver. Isso mesmo! Para instalar o modem Conexant SoftV92 no Windows XP você não precisa baixar nenhum drive extra.

  • Para instalar o driver clique com botão direito do mouse em “Meu computador” -> “Propriedades”. Na guia “Hardware” clique no botão “Gerenciador de dispositivos”;
  • Com o botão direito no dispositivo faltando (destacado em amarelo), escolha a opção “Atualizar driver”;
  • Na janela que abrir, selecione a opção “Não, não agora” e clique em “Avançar”;
  • Na próxima janela selecione “Instalar de uma lista ou local específico” e clique em “Avançar”;
  • Em seguida selecione “Não pesquisar, escolherei o driver a ser instalado”. E por fim, selecione o driver “Conexant SoftV92 Data Fax Modem” e clique “Avançar” como mostra a imagem a seguir.


Observação: Pode aparecer uma mensagem alertando sobre ASSINAR O DRIVER DIGITAMENTE, clique em “Continuar assim mesmo” para terminar a instalação do seu modem.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

1 comentário em “Instalação do modem Conexant SoftV92 em um pc SEMP TOSHIBA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima