Dicas Blogger – Uma odisséia blogueira

Podem me chamar de maluco, mas a história que escrevo a seguir não é ficção. É apenas uma forma lúdica e nerd de interpretar alguns acontecimentos da Blogosfera.

Para minha surpresa, encontrei várias semelhanças do personagem Odisseu da mitologia grega com a história de uma blogueira muito querida na Blogosfera: a Juliana Sardinha. Por isso, achei que seria interessante reescrever a história dela de uma forma diferente, poderia dizer até que um tanto bizarra. O início da história se dá quando a Juliana Sardinha se aventura a mergulhar em um mundo pouco conhecido, onde tem vivido uma verdadeira epopéia nesses últimos dois anos.

Assim como Odisseu de “A Odisséia”, a Juliana Sardinha também tinha uma vida normal, tranqüila, sem muitos sobressaltos e definitivamente dedicada à sua família e profissão. Acontece que todo herói, mais cedo ou mais tarde é chamado a cumprir seu destino, e não foi diferente com a Juliana a partir do momento em que ela descobriu um novo mundo Blogosfera.

Este novo mundo ainda era pouco habitado, quase que inóspito por causa das dificuldades enfrentadas por quem acabava de chegar. No entanto, alguma coisa nesse mundo era fascinante e envolvente, algo misterioso parecia enfeitiçar os viajantes de um modo muito peculiar e conseqüentemente a Juliana se rendeu a esse encanto e construiu logo em seguida o seu querido navio batizado de Dicas Blogger.

A Juliana optou por utilizar uma embarcação do tipo Blogspot e no início os desafios pareciam impossíveis de serem vencidos, mas ela lutava bravamente para vencer o mal tempo e os monstros marinhos (widgets, css, sitemaps, etc ) que surgiam em seu caminho.

Navegar pela Blogosfera é uma jornada exaustiva que somente os fortes sobrevivem por mais de seis meses e mesmo sabendo que navegaria por lugares perigosos, a Juliana estava determinada a seguir o curso de sua viagem. Coragem e determinação eram seus pontos fortes, e ela não estava disposta a desistir mesmo com tantas pessoas subjugando a capacidade da sua embarcação.

O tempo foi passando e coincidência ou não, outras pessoas que lutavam por uma Blogosfera mais solidária e fraterna cruzaram o caminho da Juliana. A partir de então, ela não estava mais sozinha nessa batalha e poderia contar com amizade de Hariane, Kompulsivo e Waurea. Isso sem contar a legião de pescadores que ela encontrou no caminho e pacientemente os ajudou a melhorar suas técnicas de pesca.

Como nem tudo poderia ser um mar de rosas, forças malignas espreitavam a nossa heroína e eis que surge o primeiro grande inimigo, um ditador implacável e egocêntrico chamado Telephonico. Senhor supremo das conexões marítima de uma região, ele desferiu um golpe cruel e covarde que feriu, prejudicou e aleijou temporariamente a Juliana. Mesmo assim, ela se manteve firme e seguiu sua jornada com passos mais vagarosos.

A tempestade de Telephonico abrandou e depois disso, a Juliana tornou-se ainda mais forte e acredito que depois desse episódio ela conseguiu ainda mais companheiros de jornada, inclusive o semi-deus Kardoso, que tem o incrível poder atrair seres mágicos capazes de realizar fotossíntese diante de um computador.

Durante a jornada a Juliana enfrentou muitos desafios e mais terríveis de todos são os habitantes de uma Ilha chamada Plágius. Esses habitantes são como o ciclope Polifemo que Odisseu enfrentou, mas esses que a Juliana enfrentou e ainda tem enfrentado são também arrogantes, dissimulados e não respeitam nenhuma regra de convivência marítima da Blogosfera. Infelizmente eles estão se espalhando em um ritmo exponencial e cabe a todos nós ajudarmos a Juliana a lutar contra a infestação ameaçadora dos habitantes da ilha de Plágius.

Em “A Odisséia”, Odisseu levou dez anos para terminar sua jornada e depois voltou pra casa onde viveu os restos de seus dias ao lado de sua família. Desejo muito que a Juliana não desanime e realize grandes conquistas, mas uma coisa é certa: o Dicas Blogger só está no início e independente do tempo de sua jornada, ele certamente também terá um final feliz.

Nota do autor:
1-) Este post foi minha forma de homenagear o Dicas Blogger pelo seus 2 anos de “vida”;

2-) Mesmo baseados em fatos reais, nomes e acontecimentos foram alterados para não expor pessoas e adaptar no contexto da história.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

3 comentários em “Dicas Blogger – Uma odisséia blogueira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima