Como escolher o tema da sua monografia

Não é raro ficarmos indecisos e mudarmos o tema da monografia, aconteceu comigo e acontece com a maioria dos universitários. Entretanto, se tivesse tido algumas orientações na época certa, talvez não tivesse “pulado de galho em galho” como fiz nos primeiros meses do último ano da faculdade.

Acho que a primeira dica pra quem deseja fazer uma boa monografia é começar a pensar no tema com no mínimo dois anos de antecedência. Pois a monografia será um trabalho extenso que consumirá muitas e muitas horas do seu tempo, por isso, não se deve deixar pra última hora e escolher qualquer tema. Além do mais, a monografia te acompanhará durante um bom tempo na sua vida profissional. Escolher um bom tema pode abrir muitas portas na carreira, da mesma forma que um tema ruim pode fechar muitas delas.


Está com dificuldades para fazer o seu TCC?

Clique aqui e descubra como obter ajuda.


Certamente que o tema não vai cair no seu colo enquanto você assiste “Pânico na TV” (!) e raramente alguém vai dar uma sugestão que te agrade. É preciso então escolher um tema que seja do seu interesse e pesquisar, pesquisar e pesquisar sobre ele. Na medida em que você passa a conhecer sobre o tema, você saberá se é viável fazê-lo ou procurar por outro.

Como escolher o tema da sua monografia

A primeira regra sobre a escolha do tema é: “Mudar de tema não é ruim, o ruim é não poder mudar porque não há mais tempo“. Por isso a importância de começar a pensar e pesquisar muito antes.
Segue abaixo alguns fatores muitos importantes que devem ser observado na hora de escolher o tema da sua monografia:


Dicas para escolher o tema da sua monografia

  • Grau de interesse – É preciso gostar do assunto e sentir prazer em pesquisar sobre ele. A monografia é um trabalho de muitas horas, dias e meses, isto por si só já é uma tortura se não administrado corretamente. Escolher um tema que não seja do seu agrado é fazer da monografia uma sessão de sofrimento diário.
  • Tempo disponível – Essa é uma variável muito importante na hora de definir o tema. É preciso ter os pés no chão e considerar a quantidade de tempo disponível pra dedicar aos trabalhos da monografia e as atividades do dia-a-dia. Nunca vai dar certo fazer uma monografia com muitas pesquisas e estatística se você não tem tempo pra ler muitos livros e realizar pesquisas de campo.
  • Relevância – Como já disse anteriormente, a monografia pode abrir ou fechar muitas portas na nossa vida profissional, por isso a necessita de escolher um tema que possa ser útil. Por exemplo: se você pensa em um dia em trabalhar com desenvolvimento de software, dificilmente uma monografia sobre inclusão digital irá te ajudar.
  • Literatura disponível – Aconselha-se que uma monografia tenha no mínimo 5 livros como referencia bibliográfica. E para quem tem dificuldade com inglês pode ser complicado achar literaturas de determinados assuntos. Não adianta ter o tema mais atual do momento que “ta bombando” nas empresas de TI se você não tem referencias bibliográficas para trabalhar. Além dos livros, costumam-se utilizar artigos científicos, monografias, testes, dissertações e em baixa escala, artigo da internet, por não ser de fonte 100% segura. 

Você também poderá ter interesse pelo artigo Diferença entre TCC e Monografia

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima