Taxa de atualização dos monitores de CRT

Embora quase não se veja mais esse tipo de monitor a venda nas lojas, os monitores de CRT (aqueles que parecem uma máquina de lavar) ainda estão presentes em muitas residências e locais de trabalho. E uma questão pouco discutida sobre eles é taxa de atualização que se não for configurada corretamente pode causar danos à saúde de pessoas que utilizam por muito tempo esse tipo de monitor.

Os monitores de CRT (Catodic Ray Tube) utilizam raios catódicos provenientes de um canhão de elétrons, e eles são responsáveis por “acender” as células de fósforo contidas em um tudo de imagem que trocando em miúdos é ligar a tela do monitor.

O tudo de imagem possui milhões de células de fósforo que precisam ser “acesas” frequentemente e o número de vezes por segundo que o canhão é capaz de bombardear a tela é chamada de taxa de atualização. Quanto maior for essa taxa de atualização menor é a vida útil do monitor, porém se ela não for suficiente para manter uma imagem sólida na tela, ela pode causar danos aos olhos do usuário.

Usando uma baixa taxa de atualização, o tempo que o canhão de elétrons demora em “acender’ novamente as células de fósforo é muito longo, fazendo com que elas percam parte do seu brilho e sendo reacendidas bruscamente na próxima passagem do feixe de elétrons. Isto faz com que as células pisquem, tornando a imagem instável. Esta instabilidade, além de desconfortável, faz muito mal aos olhos.

Uma taxa de atualização de 75 Hz (75 vezes por segundo) é considerada o mínimo para manter a saúde dos seus olhos, mas o ideal é utilizar 85 Hz ou mais.

CONFIGURANDO A TAXA DE ATUALIZAÇÃO

Para quem utiliza monitores de CRT e não sabem como configurar corretamente a freqüência de atualização do monitor aí vai a dica.

  • Clique com o botão direito na “Área de Trabalho” e em seguida em “Propriedades”;

  • Na guia “Configurações” procure pelo botão “Avançado” e nessa nova janela clique na guia “Monitor” e você verá uma tela semelhante à da imagem abaixo;
  • Observe quais as configurações que seu monitor suporta e selecione 85 Hz ou mais e clique em “Aplicar”.


Taxa de atualização dos monitores de CRT


 
Pra quem usa pouco o computador pode não notar diferença nenhuma, mas com esse procedimento você estará cuidando da saúde dos seus olhos e com certeza eles agradecem.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima