Erro NetBeans – Ant mal-configurado

Recentemente quando fui instalar a versão 6.1 do NetBeans no meu laptop, deparei-me com o seguinte erro: “O Ant está mail-configurado e não pode ser executado“.

erroNetBeans2

Figura 1

Fuçando pelos fóruns de Java encontrei a solução para meu problema, porém uma coisa continuou me incomodando. Para que serve esse tal de “Ant” que tive o trabalho de configurar?


Para matar minha curiosidade fui atrás de resposta e cheguei na conclusão que dariam um ótimo post sobre o que é e como resolver esse probleminha.

O QUE É E PRA QUE SERVE O “ANT”

O ANT é um script que realiza uma série de tarefas desde compilação até a geração dos arquivos jars, ele assemelha-se aos arquivos .bat do windows ou ainda os .sh no linux.

Resumindo… O NetBeans possui essa tecnologia Ant para evitar que você tenha que fazer todo o trabalho de compilar e criar .jars manualmente… ou seja, VIDA LONGA ao NetBeans!!!

Então pra quem está com esse tipo de problema no NetBeans segue abaixo o path do Ant que deve ser configrado em “/Ferramentas/Opções/Miscelanea”.

erroNetBeans2b

Figura 2

Em Home do Ant insira:
“C:Arquivos de ProgramasNetBeans 6.1java2updatebackupnetbeansant”.


Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

6 comentários em “Erro NetBeans – Ant mal-configurado”

  1. Olá Rodrigo,

    Fico feliz por ter ajudado a configurar novamente o ANT do seu NetBeans, mas infelizmente vou ficar devendo a resposta do porquê isso acontece.
    Já procurei em minhas apostilas e livros, mas não encontrei nenhuma resposta pra isso. Caso algum dia eu a encontre, pode ter certeza que postarei aqui sobre isso.

    Um forte abraço,

  2. Realmente cara tive este mesmo problema….
    Mas eu faço uma pergunta, em que momento que ele se desconfigura ou o netbeans perde o caminho para encontrar o mesmo?
    Pois instalei a v 6.7 ela funcionou normal por uma semana e depois deu esse mesmo erro! Sendo que eu n fiz nada!

  3. Olá André,
    o erro de configuração do Ant aqui postado ocorreu comigo há dois anos quando utilizava o Netbeans 6.1 no Windows XP. Confesso que não utilizo mais o NetBeans como IDE de desenvolvimento e ficou sem referencia para responder sua dúvida.

    Obrigado pelo comentário.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima