Certificação Java da Sun

Faz mais ou menos dois anos que conheci uma pessoa através da família da minha namorada, ele se chama Sandro. Lembro muito bem daquele dia, estávamos reunidos em família descansando em uma chácara e despropositalmente comecei a conversar com ele. No princípio falamos de assuntos banais, mas aos poucos fomos percebendo que tínhamos um interesse em comum: a informática.

Ele contou a historia dele, desde os anos da faculdade até a dificuldade de se encaixar no mercado e o mais importe, ele me mostrou o “caminho da pedras” para o meu futuro sucesso profissional. Fui dormir aquele dia explodindo de motivação, não via a hora de conhecer melhor aquela palavrinha mágica que ele disse: “Certificação“.

O conselho dele pra todo profissional de TI é obter uma certificação antes mesmo de concluir a graduação, mas infelizmente não vai ser o meu caso. Tenho ainda um longo caminho a percorrer até buscar minha certificação, mas o mais importante já está feito: Prometi a mim mesmo que meu principal objetivo profissional é obter a Certificação de Programador Java da Sun. Posso até não conseguir ou mudar de opinião, mas quem me conhece sabe que quando ponho alguma coisa na cabeça, me dedico de corpo, alma e coração. De hoje em diante meu foco na faculdade vai ser aprender ao máximo essa linguagem de programação.

A SCJP (Sun Certified Programmer for Java) é a mais tradicional certificação para programadores Java e está entre as certificação de TI mais procuradas no mercado. Em 2005, Alberto Brizola diretor de recurso humano da Oracle disse em entrevista à revista Veja: “…há vagas para programadores Java, mas é preciso ter experiência. Não basta possuir apenas conhecimentos básicos…”. “As certificações viraram pré-requisito. A demanda por profissionais certificados está tão alta que a concorrência ou até seu próprio cliente pode acabar roubando seus funcionários”, diz Lílian Picciotti da CPM.
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima