É orgulho nerd ou é por que está na moda?

Antes de entrar no assunto principal desse artigo, gostaria de explicar uma dúvida recorrente sobre o dia 25 de Maio em que se comemora o Dia do orgulho nerd e Dia da toalha.
O dia 25 de maio na verdade reúne duas comemorações diferentes, mas que estão ambas relacionadas à cultura nerd. A primeira é o dia do orgulho nerd que faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars (Guerra nas Estrelas) de 1977 escrito por George Lucas. E, a segunda comemoração, faz referência ao “Dia da Toalha”, uma homenagem a Douglas Adams que escreveu a série “Guia do Mochileiro das Galáxias” e relatou como a toalha é um acessório indispensável a qualquer viajante intergaláctico.

Mas o que é nerd?

Segundo o Wikipédia, nerd é:

“…um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.”

Mas como pessoas assim descritas pelo wikipedia que antes eram desconhecidas e muitas vezes até rejeitadas, estão ficando famosas nos dias hoje? Será que eles mudaram!?

Não, os nerds não mudaram. Ele continua sendo aquela pessoa que se interesse além do normal por determinados assuntos e por isso, na maioria das vezes, entende muito sobre tecnologia, livros, computadores, quadrinhos, etc. O que mudou foi a forma como a sociedade passou a enxergar os nerds. Lia Amância, que é especialista em comunicação e cultura, atribui esse atual prestigio dos nerds principalmente a Bill Gates. Depois que ele, um dos mais esquisitos do colégio se tornou um dos homens mais ricos do mundo, ser nerd virou uma escolha e como diz meu amigo Christian Barbosa “ser nerd está na moda”.
O “evento” nerd está tão na moda que se criaram tantas variações do termo que qualquer pessoa hoje pode dizer que é um nerd. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário, fico feliz que as pessoas tenham interesse em estudar e aprender cada vez mais sobre aquilo que elas gostam, mas em minha opinião, estão banalizando tanto que daqui a algum tempo, eu acredito que a palavra “nerd” perderá completamente o seu significado.

Na verdade já está perdendo o significado, quer um exemplo? Esse mês a revista Info fez uma matéria especial sobre o “Nerd Power” e em minha opinião, os nerds que são destaques na matéria não são o melhores representantes para os nerd. Não estou duvidando da nerdices deles, mas é que não foram os “dons” de nerds que fizeram com que eles tivessem o sucesso profissional que eles têm. O Rafinha Bastos, sem dúvida que é um nerd, mas foi seu “dom” de comunicador e comediante que fez dele uma das pessoas mais influentes no Twitter, sem falar é claro, do seu sucesso como apresentador do CQC e A Liga.
Sem duvida que haveria outros nomes para a revista Info melhor apresentar o “Nerd Power”, como por exemplo, o Alexandre Ottoni do Jovem Nerd, Marco Gomes da Boo-box, Nick Ellis do Digital Drops, Eduardo Sphor escritor do “A Batalha do Apocalipse” e o grupo “Os Seminovos” formado por Neto Fog, Maurício Ricardo, Neto Castanheira, Tchana e Alex Mororó.
Apesar de estarmos descaracterizamos a origem dos nerds é inegável que momento cult da era dos nerds tem sido muito gratificante para consumir conteúdo e participar de eventos engraçados como por exemplo “O dia da tolha”. Todos os anos o site do Jovem Nerd promove uma brincadeira em todos os nerds devem sair nas ruas com suas toalhas e fazer uma foto ou vídeo para concorrer a vários prêmios. É claro que eu não ia ficar de fora dessa, olha só a foto com a qual estou participando.

Já que está todo mundo por aí dizendo que é nerd, a cachorrinha de estimação da minha esposa que também tem Twitter (@costelinhadog) também quis participar da Promoção “Dia da toalha” no Jovem Nerd. Essa na foto abaixo é a Costelinha, a cachorrinha mais nerd do mundo! Hahahhahaha…

É orgulho nerd ou é por que está na moda?

FELIZ DIA DA TOALHA!!!!
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima