Diferença entre TCC e Monografia

Cursar hoje uma faculdade não é mais exclusividade da “burguesia” ou dos grandes gênios. Muitas pessoas se vêem obrigadas a cursar uma faculdade simplesmente para manter-se no emprego, e além de cumprir todas as disciplinas obrigatórias, é necessário ainda entregar um projeto final que é mais conhecido por TCC.

Afinal, o que significa TCC?

A sigla TCC, para quem não sabe, significa Trabalho de Conclusão de Curso. E, invariavelmente, todo estudante de curso técnico, tecnólogo ou graduação precisa enfrentar para receber seu diploma no fim do curso.

O trabalho de conclusão de curso é um processo demorado que vai desde a escolha do tema até uma série de normas técnicas de padronização. Sendo assim, o graduando necessita, geralmente, de no mínimo um ano para concluir seu trabalho, tempo que para algumas pessoas pode ser insuficiente se considerarmos que, em alguns casos, o graduando necessita defender seu estudo diante de uma banca de professores e especialistas da área.

Está com dificuldades para fazer o seu TCC?

Clique aqui e descubra como obter ajuda.

diferença entre tcc e monografia

Diferença entre TCC e Monografia

Os termos TCC e monografia muitas vezes são usados como sinônimos, mas não são. Monografia é um TCC, mas um TCC não é necessariamente uma monografia. Confuso né? Mas não se preocupe. Neste artigo esclarecerei algumas dúvidas e você aprenderá a sutil diferença entre esses termos.
O TCC como já vimos anteriormente é o Trabalho de Conclusão de Curso. E todo estudante deve desenvolvê-lo para demonstrar o conhecimento científico adquirido ao longo de seu curso, que pode ser técnico, tecnólogo, graduação ou pós-graduação. Entretanto, o TCC pode ser apresentado de várias formas. As principais são:

  • monografia;
  • artigo científico;
  • relatório de estágio;
  • relatório de projeto;
  • dissertação (mestrado);
  • tese (doutorado).

Enfim, exitem esses e vários outros tipos de trabalhos que são aceitos como TCC, a decisão de qual tipo deve ser feito depende do curso e da instituição de ensino.

Em muitas faculdades, o TCC no formato de monografia é o critério final de avaliação do aluno e em caso de reprova nessa “disciplina” o aluno fica impedido de colar grau e receber o diploma. Consequentemente, não poderá exercer sua profissão até que seja aprovado.

O que é monografia

Monografia, segundo o dicionário Aurélio, é “…um estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito”, ou seja, monografia é um trabalho científico (TCC) que se caracteriza pela especificação do assunto/problema. E, dessa forma, objetiva-se com a pesquisa apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência.

Uma monografia, dependendo da instituição de ensino, é desenvolvida individualmente e deve seguir uma série de normas técnicas, ser escrita em uma linguagem culta, além de ter uma seqüência lógica das idéias sobre a pesquisa e os resultados obtidos.

Você está sofrendo com o seu TCC?


Não sabe exatamente o que fazer e como fazer? 

O curso Como Fazer um TCC foi desenvolvido por professores e orientadores universitários, ou seja, por quem realmente sabe como transformar a tão sonhada Formatura em REALIDADE. Ele contempla conteúdos em E-books, vídeos que ensinam passo a passo e que percorrem cada detalhe de um TCC, e não para por aí! Você ainda terá acesso a modelos de TCC, e detalhe, comentado pelo professor, trecho a trecho.

Você também poderá ter interesse pelo artigo Escolhendo o orientador da sua monografia

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

42 comentários em “Diferença entre TCC e Monografia”

  1. Olá boa noite meu nome é carlos, não sou universitário mas de tamto ouvir a palavra monografia falada por pessoas proximas a mim que reslovi pesquisar pois até onde sábia todo aluno que estava concluindo faculdade fechava com um TCC, ai então minha duvida. ok! obd.

  2. Olá!!
    Gostei muito da explicação. Estou no ultimo semestre e fazendo esta matéria(tcc). Tinha exatamente esta dúvida. Ficou esclarecido.

    Abraços!!
    Deus lhe conserve com essa inteligência/interesse em ajudar o próximo. Regina

  3. Isso é bom e esclarecedor , ja fiz uma monograria em 2002 , mas tinha dúvida sobre a diferença entre tcc e monografia . Valeu companheiro…abraço…

  4. Para um leigo total como eu, esse post está ótimo, afinal esse é o objetivo de um post ser objetivo e claro. Quem já sabe as informações básicas que poste algo que possa complementar as informações ou ate mesmo aprofundar o tema.
    Obrigada. Adorei e manda esse povo que não entende o que é um post ir pra casa do cara………..

  5. Olá Anônimo!
    Pelo que conheço é possível sim artigo científico ter 15 laudas, porém, o mais aconselhável é você procurar o seu orientador para conhecer as diretrizes da instituição de ensino com relação ao critério do TCC.

  6. Olá, gostei do artigo. Muito esclarecedor. Entretando ainda fico com uma dúvida quanto ao corpo do trabalho. O TCC sendo exigido com esse nome percorre o mesmo corpo da mono para ser desenvolvido ou não?

  7. Suas dicas são ótimas com uma linguagem de facil entendimento.Em meu 3ºano de graduação,havia uma disciplina: Pesquisa e iniciação cintifica;vibrei qdo fiquei sabendo da disciplina, porem foi um ano totalmente perdido e diga-se pouco esclarecedor…No ultimo ano foi um sufoco, escolhe alguem com experiencia no tema para orientar e a pessoa mais desorientou do que orientou, foi um parto meu tcc, acabei me arrastando para concluir e precisei buscar ajuda fora…Eu esperava mais muito mais, nao ficou nada de produtivo. Parabens , continue com suas dias.

  8. Muito obrigado por esclarecer esta minha dúvida. Foi de grande valia pois estou pegando várias Monografias para Digitar. E se alguém precisar estou a disposição.
    Hamilton Galvao
    wwww.tiemissornfe.com.br

  9. Obrigada, me ajudou a acrescentar o que eu pensava sobre o assunto, mas acho que só poderemos saber realmente do que se trata na prática. Só passarei por este processo o ano que vem.

  10. Boa noite , gostei muito da explicação .
    Gostaria muito de mais uma informação …
    Muitos dizem que : Quem não apresenta o TCC , foi pq não o fez." Mas no meu caso , eu fiz , mas não consigo falar em público como a ficar nervoso , gaguejar e tudo mais . A lei me obriga a apresentar oralmente ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima