Monografia – Guia para elaboração de Pré Projeto

O presente guia tem objetivo de orientar o aluno na elaboração do seu pré-projeto em formato de trabalho acadêmico. Sendo este baseado nas normas de documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas) NBR 14724, a qual é a agência reguladora e normatizadora de publicações técnicas no Brasil.

ESTRUTURA

  1. Capa
  2. Resumo
  3. Sumário
  4. Introdução
  5. Briefing cliente (opcional)
  6. Documento de requisitos
  7. Arquitetura da informação (opcional)
  8. Identidade visual
  9. Protótipo do sistema/site
  10. Resultados esperados
  11. Anexo(s) (opcional)


APRESENTAÇÃO

Formato:
  • Papel em branco, formato A4 (21 X 29,7cm);
  • Texto na cor preta, podendo utilizar cores somente para as ilustrações;

Fonte:
  • Arial;
  • Tamanho 12 para todo o texto;
  • Tamanho 12 para (TÍTULO) em maiúsculo e negrito;
  • Tamanho 12 para (Subtítulo) em minúsculo e negrito.

Margens:
  • Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior 2 cm;
  • Recuo de 1ª linha do parágrafo:1,25 cm (1 tab), a partir da margem esquerda;
  • Alinhamento do texto: utilizar a opção “Justificada” do Word;
  • Alinhamento de título: utilizar a opção “Alinhar à Esquerda” do Word;

Espacejamento
  • Espaço “Entrelinhas” do texto: 1,5 cm;
  • Os títulos devem começar na parte superior da margem esquerda da folha e separados do texto por dois espaços de 1,5 cm entrelinhas;

Paginação
  • As folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente a partir da folha de rosto e numeradas a partir da Introdução. Os números devem ser escritos em algarismos arábicos e alinhados a 2 cm da margem direita e da margem superior.

Capa
  • Conforme a NBR 14724 (2011) os seguintes elementos são obrigatórios na capa: nome da instituição; nome do autor; título do projeto; local (cidade) da instituição e ano de entrega.

ELEMENTOS TEXTUAIS NA INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informações sobre o cenário no qual ele encontra-se, o problemas identificado pelos alunos, a justificativa de escolha desse tema, os objetivos almejados e informações sobre sua importância e como será elaborado (metodologia)

Problema: Descreve sobre o problema na qual se propõe resolver com a pesquisa e desenvolvimento do projeto, pontuando a gravidade do problema e se vale à pena tentar encontrar uma solução para ele.

Justificativa: Descreve sobre “o porquê” da realização da pesquisa, procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância. Relatando quais os pontos positivos que se percebe na abordagem proposta e que vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar. A justificativa deverá convencer quem for ler o projeto, com relação à importância e à relevância da pesquisa proposta.

Objetivos:
Descreve sobre a intenção ao propor a pesquisa, devendo sintetizar o que se pretende alcançar com ela. Os objetivos devem ser claros, sucintos e diretos. Se os objetivos forem muitos, ou de alguma forma imprecisos, talvez não tenha sido bem definido o tema a ser investigado.

Metodologia: É uma descrição técnica de como será desenvolvido o trabalho. Devem estar detalhadas, de forma lógica e linear, todas as etapas do projeto. Uma metodologia bem estruturada reflete um bom planejamento do processo de investigação, diminuindo a possibilidade de surgirem falhas que impeçam a conclusão do projeto.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima