Carta do professor homenageado aos formandos do Curso Técnico em Informática para Internet 1ºSem/2015

Queridos alunos do Curso Técnico em Informática para Internet. Minha mais antiga e forte lembrança da turma de vocês aconteceu no final do primeiro bimestre de 2014, logo início do curso, quando fizemos a correção da nossa primeira prova da disciplina de DDWI. 
Ao término da correção, notei que alguns alunos estavam completamente frustrados pelo seu mau desempenho, e estava claro que o motivo da nota baixa não era simplesmente falta de empenho, mas sim por conta da dificuldade normal inerente ao curso.
Naquele momento eu saiba que precisava fazer alguma coisa para não desanimar esse grupo de alunos, e ao mesmo tempo eu precisava mostrar a eles que o curso precisa ser levado mais a sério. Foi então que tive a ideia de contar uma história, mais ou menos assim:

“Em um reino muito distante, todos os anos um novo grupo de atletas é submetido a correr uma grande maratona. Desses atletas, cada um possui características distintas que o permite correr com mais ou menos dificuldade. Mas, no geral, essa grande maratona não é fácil para ninguém. Alguns atletas já desistem nos primeiros obstáculos, enquanto outros desistem no meio do percurso quando são vencidos pelo cansaço. Além dos atletas, uma figura muito importante é o treinador, que está a todo o momento incentivando, apoiando e, muito vezes, berrando da arquibancada: “VAI FULANO! Só mais um pouquinho! Você consegue! Vaiiiiii!!!”. Apesar das inúmeras dificuldades pelo caminho, muitos atletas conseguem chegar ao final dessa grande maratona. E isso, felizmente, só depende deles, porque nenhum treinador vai carregar os atletas nas costas, pois a única coisa que eles podem fazer é apoiar, incentivar e mostrar o caminho”.

Mais do que nunca pessoal, essa metáfora da maratona com o curso de vocês faz muito sentido. Afinal, quantos colegas abandonaram o curso no meio do caminho? Quantas vezes não surgiram compromissos mais “legais” do que ir para escola? Quantas vezes vocês não pensaram em desistir por cansaço e/ou dificuldades? Quantas vezes não bateu aquele desespero por não entender nada do que o professor explicou na aula? E quanto vezes, (isso eu fui testemunha algumas vezes) rolaram lágrimas por não ser exatamente do jeito como vocês queriam?
A maratona de vocês no curso técnico em informática foi um longo caminho de espinhos, pedras e alguns tropeços, mas também não podemos nos esquecer do quanto aprendemos e nos divertimentos no processo. Cine Terror 6D, Vista na Wareline, Curso de Criação de Blogs, Projeto Interdisciplinar e Visita na CI & T são apenas alguns exemplos de projetos excepcionais que vocês fizeram durante esse um ano e meio. E tenho certeza absoluta que daqui para frente vocês farão coisas ainda maiores. Como eu sei disso? É fácil. Eu conheci vocês. Querem um exemplo? Vamos lá:
1. Nesse momento enquanto o professor Ivan lê essa mensagem a Alexsandra, a Amanda e a Renata devem estar com cara choro e fazendo das tripas o coração não chorarem;
2. Até o final da formatura do Vitão vai dizer: “Boa Zé!”, e quase ninguém vai saber quem é o Zé;
3. Tenho certeza que vocês farão grandes coisas na vida porque vocês mesmos disseram isso no nosso último trabalho na disciplina de Marketing para Web. Conforme prometi, daqui há 10 anos devolvei esse trabalho a vocês e corrigiremos juntos. E a única coisa escrita no trabalho que não acertarei que vocês deixem de fazer é serem muito, mais muito felizes.
Meus mais sinceros votos de felicidade e sucesso. Professor Júnior Gonçalves (22/07/2015)
Carta do professor homenageado aos formandos do Curso Técnico em Informática para Internet 1ºSem/2015
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

1 comentário em “Carta do professor homenageado aos formandos do Curso Técnico em Informática para Internet 1ºSem/2015”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima