Trecho de fórum de discussão: Investimentos indexados a CDI

O texto logo mais a seguir é um trecho da minha participação em um fórum discussão do curso de Finanças da FMU. Cada aluno deveria argumentar a favor de um tipo investimento que, no meu caso, foi sobre investimentos indexados a CDI.
Achei interessante postar esse texto aqui no blog porque minha defesa no fórum foi sobre uma alternativa de investimento para pequenos investidores. E, como acredito que possa ser útil, segue aí o texto:

Fórum de discussão: Matemática Financeira

Assunto: Investimentos indexados a CDI

Para discussão deste fórum, sendo integrante do Grupo A, minha argumentação em favor do investimento em fundos indexado a CDI será direcionado para pessoas físicas, mais precisamente para o pequeno investidor que deseja uma alternativa à caderneta de poupança.
O CDI (Certificados de Depósito Interbancário) é uma taxa de juros para operações de curto prazo que é referência para diversas operações financeira como CDB, RDB, LCI e LCA.
Tanto o CDB (Certificado de Depósito Bancário) quanto o RDB (Recibo de Depósito Bancário) são promessas de pagamento pela instituição financeira no valor do depósito acrescido de juros que, no caso, são indexados a CDI. Simplificando, isto significa dizer que você empresta dinheiro para o banco e recebe uma remuneração por isso.
Um CDB é um título de crédito negociável e nominativo ao depositante, transferível por endosso. Enquanto que o RDB é um recibo nominativo e inegociável. Isto implica em dizer que o RDB não é transferível e sua exigência antes do tempo negociado representa a perda dos juros no tempo em que o recurso ficou de posse da instituição financeira.
A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um título emitido pelos bancos para financiar participantes do agronegócio. Sua maior vantagem é fato de ser uma aplicação isenta de imposto de renda, o que pode fazer uma grande diferença no rendimento final. Já a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um título emitido pelos bancos para obtenção de recursos destinados a financiamentos do setor imobiliário e tal como a LCA, essa aplicação também é isenta de imposto de renda.
Pensando no pequeno investidor que deseja obter o máximo de rentabilidade com baixo risco, essa modalidade de investimento indexado a CDI é, com certeza, uma opção interessantíssima a se considerar, pois todas as aplicações financeiras supracitados oferecem baixo risco para o investidor e podem trazer uma rentabilidade maior do que a poupança.

Evidentemente que é preciso conhecer bem a aplicação na qual o investidor irá aplicar seu dinheiro. Algumas instituições financeiras ao oferecer títulos LCA não permitem o resgate do depósito antes da data de vencimento. Os CDBs por sua vez, oferecem a possibilidade de resgate a qualquer momento, mas é preciso levar em consideração o desconto “por fora” sobre o valor de resgate no prazo antecipado. 

Comprovando a vantagem desse tipo aplicação, segue anexo um print do site Valor Econômico em que podemos verificar a rentabilidade do CDI no período de 12 meses.

Observamos a rentabilidade dos outros produtos na tabela abaixo, notamos a fragilidade da rentabilidade do investimento em ouro no período de 12 meses. Sendo assim, preciso discordar da colega Francise que apresentou o ouro como opção para pequenos investidores. Em minha opinião, se é um pequeno investidor, provavelmente ele possui um perfil conservador e não possui recursos para investir em um mercado arriscado e, muitas vezes especulativo, como o do ouro.
Trecho de fórum de discussão: Investimentos indexados a CDI

[…]chegamos à conclusão de que não existe o melhor investimento, mas sim a melhor escolha de investimento em função do perfil do investidor. Eu, particularmente, por ser iniciante na área, prefiro investimentos mais conservadores como o Tesouro Direto que está fora da nossa discussão. Mesmo assim, eu me vejo com um perfil moderado, uma vez que também me aventuro um pouco no mercado de ações.
Espero ter atendido a proposta da discussão.

Fontes:
* Material Conexão FMU;
* http://www.valor.com.br/valor-data/indices-financeiros/indicadores-de-mercado;
* http://queroficarrico.com/blog/2012/01/23/o-que-e-cdi;
* http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2013/03/27/entenda-o-que-e-o-cdi-e-como-afeta-seus-investimentos.htm;
* http://www.orama.com.br/renda-fixa-lci-lca-letras-de-credito-rentabilidade-seguranca/

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima