Senhas e a segurança da informação

Já falamos aqui no blog sobre a importância das senhas seguras, mas o assunto é muito importante nas nossas atividades profissionais e pessoais e, sem dúvida, merece mais um pouco da nossa atenção.
O que é uma senha?
Uma senha (passoword, em inglês) é a forma mais convencional para verificar a autenticidade do usuário que acessa qualquer sistema computacional, assegurando dessa forma que a pessoa que acessa o sistema é mesmo quem ela diz ser. Se outra pessoa tem acesso a sua senha, ela poderá utilizá-la se passando por você por diversas razões, dentre as mais comuns são:
  • Ler e enviar e-mails em seu nome;
  • Furtar dados como números de cartões de crédito;
  • Destruir ou obter informações privilegiadas e/ou confidenciais;
  • Esconder sua real identidade e então realizar atividades ilícitas;
Senhas e a segurança da informação
Políticas de Segurança
Toda empresa possui uma política de segurança que diz respeito ao conjunto de regras que devem ser seguidas pelos seus colaboradores enquanto utilizadores dos recursos de informação e computacionais da empresa. A formação de uma política de segurança é essencial, pois a informação é um dos ativos mais valiosos dentro uma organização.
A preocupação com segurança recai principalmente sobre as senhas de acesso pois os computadores são fontes de inúmeras tarefas, tais como armazenamento de dados, comunicação (emails, chats e etc) e transações financeiras (pagamento de contas, compras e etc), que podem ter cunho pessoal ou comercial.

Cuidados com suas senhas
  • Não divulgue e nem compartilhe – a senha é sua e de mais ninguém;
  • Certificar-se de que não está sendo observado enquanto utiliza suas senhas
  • Não escreva em local público ou de fácil acesso;
  • Nunca use palavras de dicionários ou dados pessoais como senha;
  • Crie senhas com mais de oito dígitos e que misture letras, números e caracteres especiais;
  • Não utilize computadores de terceiros (por exemplo, em LAN houses, cybercafes, stands de eventos, etc) em operações que necessitem utilizar suas senhas;
  • Utilizar senhas diferentes para cada local de acesso;
Para ressaltar a importância do uso de senhas diferentes, imagine que você é responsável por realizar movimentações financeiras em um conjunto de contas bancárias e todas estas contas possuem a mesma senha. O que aconteceria se alguém descobrisse essa senha?
Engenharia Social
* Dentro da área de segurança da informação, engenharia social é um termo utilizado para representar a habilidade de enganar pessoas, visando obter informações sigilosas. A engenharia social abrange qualquer estratagema para enganar ou explorar a confiança das pessoas para a obtenção de informações sigilosas e importantes. Para isso, o fraudador pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área etc.
* Fonte: http://www.serasaexperian.com.br/
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima