Cadastramento de doadores de medula óssea em Itapira

Começou ontem dia 8/11 e continuará até o dia 12 de Novembro a Primeira Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula óssea em Itapira*.
A campanha visa cadastrar possíveis doadores de medula no REDOME (Registro Nacional de Doares Voluntários de Medula Óssea). Para isso, o voluntário deve preencher um cadastro com seus dados pessoais e coletar uma pequena amostra de sangue. Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.
O número de doadores cadastrados no Brasil ainda é muito pequeno e insuficiente para atender à demanda de pacientes que necessitam de transplante, principalmente pelo fato da probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil ser de um em cem mil. Para ser um doador, as informações genéticas do doador serão cruzadas com a dos pacientes, e quando houver um paciente compatível, outros exames serão necessários, sendo então o voluntário consultado para confirmar se deseja fazer a doação.
Nessa primeira campanha na cidade de Itapira que irá até o dia 12/11, o horário de atendimento são das 8 às 18hs nos seguintes locais:
  • Praça Bernardino de Campos;
  • Frutas & Cia;
  • Supermercado Antonelli;
  • Supermercado Cubatão;
  • Supermercado Cubatão (Centro);
  • Supermercado Geoli;
  • Supermercado Juritis e;
  • Supermercado Marcatti.
Se você não mora em Itapira e/ou já terminou está campanha, você pode encontrar informações sobre como fazer o seu cadastro no REDOME no site “Doe medula. Salve vidas”.

Sempre quis fazer meu cadastro de doador desde o dia em que assisti no programa Mais Você na Rede Globo, em que uma mulher contava sua história de procura por um  doador compatível com ela. Quando soube dessa campanha em Itapira, não tive dúvida e foi correndo fazer meu cadastro no primeiro dia. 


E você já fez o seu cadastro de doador?

Cadastramento de doadores de medula óssea em Itapira

Cadastramento de doadores de medula óssea em Itapira

* A campanha é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital de Câncer de Barretos, proposta pelo vereador Cleber Borges, com o apoio de Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, dos cursos de Enfermagem das faculdades de Jaguariúna (FAJ) e do IESI, do Colégio São Francisco, das entidades Jovem em Ação e Ordem Demolay.
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima