Dicionário da informática – parte 2

Retomando nossa série sobre “Dicionário da Informática”, abordaremos hoje mais três termos muito utilizados no dia-a-dia da informática que muitas pessoas não conhecem ou pouco sabem sobre assunto.
SKYPE é uma empresa de comunicação via Internet que permite aos usuários que utilizam seu software para comunicarem através de voz e vídeo. Podemos compará-lo ao mais popular comunicador instantâneo, o MSN. Porém, o Skype oferece mais qualidade nos serviços tanto na versão free (grátis) como nas versões pagas.
Dicionário da informática - parte 2
Disponível em 27 idiomas, o Skype é usado em quase todos os países, pois permite comunicação ilimitada e grátis no mundo inteiro para outros usuários cadastrados. Com o Skype você pode fazer bate papo, enviar arquivos e conversar com muitas pessoas ao mesmo em uma conferência. Na lista de contatos é possível saber quando seus amigos estão online e disponíveis para falar ou conversar.
A empresa gera sua renda através de serviços personalizados, mas o que tem mais feito sucesso entre seus usuários são os serviços SkypeIn e SkypeOut que permitem a comunicação de e para telefones fixos e celulares com tarifas bem reduzidas. Os créditos podem ser comprados por cartão de crédito internacional ou boleto bancário.
NETBOOK é um termo usado para descrever uma classe de computadores que possuem normalmente as seguintes características: peso reduzido, tamanho pequeno e baixo custo. São indicados preferencialmente para pessoas procuram equipamentos portáteis, mas que não necessitem de grande poder de processamento, pois são baseados em serviços para internet, tais como navegação na web e e-mails.
As características mais comuns aos netbooks são:
  • Telas pequenas que variam de 7 a 14 polegadas;
  • Conexão sem fio Wi-Fi, utilizada em redes de telefonia móvel como a 3G;
  • Ausência de qualquer espécie de drive de CD/DVD;
  • Teclado reduzido em tamanho;
  • Utilização de drives de estado sólido SSD em vez dos tradicionais HD.
Dicionário da informática - parte 2
A utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistente a impactos, porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior.
Principais prós e contras do netbook:
  • Prós: Baixo custo; bateria de longa duração; ultraportátil e conexão com a internet.
  • Contras: Processador lento; pouca memória RAM; HD menor e não possui driver de CD ou DVD
FIREFOX é um navegador de internet de código livre que destacou-se como alternativa ao Internet Explorer. Desenvolvido pela Fundação Mozila e com ajuda de centenas de colaboradores, a intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.
Dicionário da informática - parte 2
Apenas nos três primeiros meses após seu lançamento, o Firefox tornou-se uma das aplicações em código livres mais utilizadas por usuários domésticos e dessa forma reativou uma disputa chamada de “Guerra dos Navegadores”, que por muito tempo o Internet Explorer manteve soberano.
Segundo pesquisas do site StarCounter, 30.37% de todos os usuário em todo o mundo utilizam o Firefox, perdendo apenas para o Internet Explorer que atualmente está com 45.% do mercado *.
A última versão estável e em português do Firefox pode ser baixada gratuitamente no site da Fundação em http://www.mozilla.com/pt-BR/firefox/
*fonte: http://gs.statcounter.com/
Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima