Minhas metas para 2010

Já ouvi inúmeras pessoas dizerem que os dias, meses e anos estão passando tão depressa que nem os vemos passar. Embora não concorde totalmente com essa afirmação, acredito que se não tomarmos o devido cuidado com os nossos dias, meses e anos, eles realmente “voam” sem que percebamos aonde investimos o dom mais precioso que temos: o tempo. Decidi escrever este post justamente por isso. Para (re) planejar minhas metas desse ano que implicam em como gastarei meu tempo na internet e quais as atividades irei dedicar-me para agregar mais valor à minha vida profissional e pessoal.

No início de 2009 o Christian Barbosa do blog Mais Tempo propôs aos seus leitores que deixassem comentários no blog com as suas metas para 2009 e que, no fim do ano, todos voltassem para dizer se conseguiram ou não cumprir as suas metas. Infelizmente foram poucos os que voltaram para contar. Eu fui um dos que voltaram com boas notícias e até escrevi aqui no blog um post ( Metas 2009 e os devidos agradecimentos ) onde contei sobre essa experiência e os resultados que obtive com minhas metas.

Evidentemente que para este ano de 2010 eu também tracei algumas metas e estou trabalhando para concretizá-las, mas este ano o Christian trabalhou de uma forma diferente em seu blog e não disponibilizou um espaço para colocarmos nossas metas e torná-las públicas na internet. Essa “brincadeira” de compartilhar com outras pessoas as nossas metas, em minha opinião, nos força a batalhar ainda mais pelo nosso objetivo, pois pelo menos pra mim, foi muito gratificante poder dizer com orgulho que cumpri com o que havia prometido.

Diante do que acabei de dizer, a verdade é que este post nada mais é do que um “contrato” que faço comigo mesmo e com meus amigos leitores sobre as minhas metas para 2010. Certamente que os planos podem mudar ao longo do tempo, como já mudou desde o início do ano, mas agora tenho um compromisso com cada pessoa que chegar até aqui e espero poder contar com sua ajuda para sugerir, opinar e criticar quando for necessário.

Minhas metas para 2010

MINHAS METAS PARA 2010

META 1: Aperfeiçoar meu inglês

Justificativa: O inglês é imprescindível na minha área e já contei aqui mesmo no blog (O Inglês para o profissional de TI) as oportunidades que perdi enquanto profissional pela falta de fluência na língua. Ainda tenho um longo caminho a percorrer para corrigir essa deficiência em meu currículo, mas o primeiro passo já foi dado quando me matriculei em curso de inglês aqui da minha cidade.

Resultado esperado: Ter um nível básico na língua mas que me permita ler textos de média complexibilidade.

Plano de ação:

  • Frequentar as aulas de inglês (4 horas por semana);
  • Estudar material extra em livros e vídeo aulas;
  • Estudar ouvindo músicas e assistindo filmes com áudio em inglês.

META 2: Desenvolver habilidades de webmaster e webdesigner

Justificativa: Sou formado em Sistemas de Informação e identifiquei-me muito com a área de desenvolvimento web e redes sociais. Tenho desejo de direcionar minha carreira para esta área fazendo futuramente uma pós-graduação, mas enquanto não tenho condições de cursar, pretendo desenvolver as habilidades que englobam webdesign, redes sociais e programação web.

Resultados esperados: Conhecer razoavelmente bem algumas tecnologias para internet como xhtml, css, php, wordpress e edição de imagens.

Plano de ação:

  • Participar diariamente de redes sociais como o Twitter e os Blogs;
  • Estudar apostilas e vídeo aulas sobre desenvolvimento web e edição de imagens;
  • Criar e manter projetos de blogs e sites – esse item merece um melhor detalhamento.


MEUS PROJETOS DE BLOGS
definindo os objetivos e o destino de cada um


Neurônio 2.0 – Este foi meu primeiro blog e devido minha inexperiência da época nunca consegui dar um rumo para ele. O correto seria desistir e excluí-lo, mas não consigo fazer isso e então pensei que poderia fazer dele um blog pessoal onde posso escrever esporadicamente e sem ter um tema especifico. Sendo assim, de hoje em diante o Neurônio 2.0 vai esquecer o que dizem os grandes blogueiros sobre um nicho específico de mercado e irá publicar artigos sobre variedades, opinião e situações do cotidiano.


Casamento de Lizena e Júnior – É um blog pessoal que escrevo juntamente com minha noiva sobre o nosso casamento. Por ter um tema bem definido está sendo excelente para por em prática o que estou estudando sobre monetização, customização, SEO, etc.
Acho que estou no caminho certo das minhas metas, pois com esse blog participei de um concurso da Juliana Sardinha e ganhei em terceiro lugar pela customização do template. Mais detalhes sobre a promoção no post Promoção do Dicas Blogger – Eu participei!

Ice-break Design – É projeto do Sérgio Estrella que reúne uma equipe de blogueiros e webdesigners para prestar serviços de assessoria e criação de templates. Está começando agora, mas acredito no sucesso desse empreendimento devido ao potencial do projeto e dos grandes blogueiros que fazem parte da equipe. Entrei na equipe há pouco tempo e trabalhei apenas em um projeto de divulgação criando um template personalizado para o blog Vende na Farmácia?.

WordPress – No meu atual emprego no Instituto Bairral de Psiquiatria temos um projeto para criar um blog e publicar semanalmente as atividades do Hospital. Por ter um pouquinho mais de experiência na área de internet, fiquei sendo um dos responsáveis pelo blog e estou muito entusiasmado com as possibilidades de estudo e experiência que esse projeto irá me proporcionar. Quando meu coordenador perguntou-me o que poderíamos utilizar para criar o blog, “de cara” respondi que o melhor CMS seria o WordPress. Há algum tempo venho estudando essa plataforma em um blog de teste chamado Hiperbytes. Por enquanto é apenas um blog de teste que contem os capítulos da minha monografia sobre Extreme Programming, mas que quem sabe no próximo ano minha meta não seja transformar o Hiperbytes em um novo Guanabara.info !? Tá bom… eu sei que exagerei, mas sonhar não custa né?…

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima