Gosto de Informática, qual faculdade devo fazer?

Através de um convite feito pelo responsável por esse Blog, que além de ser meu companheiro de faculdade é um grande amigo, venho aqui publicar um post que tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas relacionadas aos Cursos Superiores relacionados à Tecnologia da Informação.

Uma das principais dúvidas que surge na cabeça dos vestibulandos que sentem certa afinidade por áreas acadêmicas relacionadas à informática, é qual curso fazer. Os principais cursos atualmente ligados a computação são: Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Mas o que diferencia um do outro? O que estudarei em um que não estudarei no outro? Onde poderei trabalhar fazendo este e não aquele? Bom, para tentar esclarecer um pouco as dúvidas dos vestibulandos, através de pesquisas, descreverei a seguir as principais diferenças desses cursos.

Sistemas da Informação 

– Esse curso é focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação. Para isso, são aplicados conhecimentos de administração, negócios e relações humanas, além do preparo para atuar no desenvolvimento e suporte de softwares com disciplinas de linguagens de programação e análise de sistemas. Dessa forma, o profissional desta área é mais focado em aplicar recursos de informática na solução de problemas das empresas.

Ciência da Computação

– Esse é um curso que aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em áreas como estruturas de informação, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas. É uma área que trabalha essencialmente com software e que tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo. O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou científico).

Engenharia da Computação 

– Esse curso tem muitas semelhanças com o curso de Ciência da Computação, tendo inclusive, disciplinas em comum. No entanto, a Engenharia da Computação é diferenciada por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais. Grossamente falando, é uma área que trabalha mais com hardware, o que a torna até certo ponto, também semelhante a cursos como engenharia elétrica. Quem se forma neste curso, torna-se apto a projetar e a implementar sistemas de hardware e software em equipamentos, aplicações industriais, redes de comunicação, entre outros.

Está com dificuldades para fazer o seu TCC?

Clique aqui e descubra como obter ajuda.


Estes são os principais cursos da área da computação, porém com as inovações tecnológicas e as necessidades de mercado, novos cursos tendem a surgir. Existem várias opções, mas devemos escolher a faculdade que queremos cursar considerando vários fatores, como por exemplo: gosto, aptidão e realização pessoal. Quem escolhe a faculdade apenas para ter uma vaga no mercado e ser bem remunerado, quase sempre termina frustrado.

Conversar com pessoas que já cursaram ou cursam a faculdade do seu interesse também ajuda muito. Procure também conhecer a grade curricular do curso que você está interessado, pois às vezes a grade se diferencia de faculdade para faculdade.

Seja qual for a sua escolha, prepare-se para estudar bastante. Cursos de graduação, em qualquer área, exigem disciplina e muita dedicação. Na área da informática são inúmeras as possibilidades de carreira, porém as necessidades de mercado são extremamente rigorosas. Somente os profissionais mais dedicados e preparados conseguirão as melhores oportunidades e no fim, serão os profissionais de maior sucesso.

Por Hércules Fonseca – Bacharel em Sistemas de Informação, Técnico em Contabilidade e músico nas horas livres. Trabalha desde 2002 em atividades relacionadas à Vigilância em Saúde. Um profissional multitarefa que busca dia-a-dia o seu lugar ao sol.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

40 comentários em “Gosto de Informática, qual faculdade devo fazer?”

  1. Sobre a pergunta acima…

    De certa forma, os três cursos possuem conteúdo em comum e na minha opinião a melhor decisão sobre qual curso fazer depende da pretenção do aluno em qual área atuar.

    Para o aluno que gosta de matemática e hardware é recomendável Engenharia da Computação;

    Para o aluno que gosta de desenvolver sistemas para computador é recomendável a Ciência da Computação; e

    Para o aluno que gosta de processos de negócios e administração de empresas o recomendável é o curso de Sistemas de Informação.

    É claro que um curso pode diferenciar do outro de faculdade para faculdade. O melhor mesmo é conhecer a grade do curso e conversar com alunos formados no curso e faculdade do seu interesse.

    Abraços,

  2. Vcs poderiam me ajudar em relação à Análise de Sistemas? Qual o foco do curso, principais disciplinas, atuação no mercado, etc. Sempre pensei que Engenharia seria "o melhor" curso da área pois pensava que nela estudaríamos tudo sobre hardware e software. Tudo que vemos em Ciência vemos em engenharia? Quais as diferenças entre Sistemas/Análise x Ciência da Computação? Quais os ramos de atuação em engenharia; fica só na parte de projetar hardwares? Por favor me respondam o mais rápido possível, pois estou em época de vestibular.

  3. Olá Camila,

    Cada uma das graduações de tecnologia que mencionamos no artigo possui um foco. O curso de Sistemas de Informação, por exemplo, é voltado principalmente para processos de negócios e administração de empresas, mas isso não quer dizer que não tenha disciplinas de programação como nos cursos de ciência da computação e engenharia.

    O que recomendo é que você pesquise os cursos que você tenha interesse diretamente nas faculdades, pois embora a instituição de ensino tenha que seguir as recomendações do MEC, algumas disciplinas são opcionais para que a faculdade monte sua grade nos cursos. Isso quer dizer que o mesmo curso pode ter uma grade de disciplinas diferente de faculdade para faculdade.

    No geral todos os cursos possuem as mesmas disciplinas, o que diferencia é a carga horária da disciplina em cada curso.

    Espero ter esclarecido a sua dúvida e se tiver ficado mais alguma, me avise que tentarei respondê-la.

    Obrigado pela visita
    Abraços,

    Júnior

  4. ola caro amigo

    parabens pelo post, show de bola!!!

    então, eu tenho interesse por computadores.
    sempre fui curioso e sempre resolvi problemas relacionados a sistemas operacionais ou hardware e seus perifericos.
    a questão é: qual curso mais indicado neste caso?
    tenho curso de montagem e manutenção de hardware,window,corel draw entre outros.

    o que eu gosto é de resolver problemas relacionados ao computador em geral.
    e o mercado de trabalho?qual as minhas opções?

    muito obrigado

    francis haussen

  5. Olá Francis, obrigado pelo seu comentário!

    Pra você gosta de trabalhar diretamente com hardware não sei se há um curso de graduação em que o foco seja diretamente nessa área. O curso de engenharia de software tem em sua grade muitas disciplinas ligadas à programação de hardware, mas pelo que entendi não é exatamente o que você procura.

    O mais indicado, na minha opinião, é procurar alunos que fazem o curso que você deseja e com base no relato deles, você terá melhores condições para julgar se o curso é interessante pra você ou não.

    Espero que tenha ajudado,

  6. Olá! Sou formado na área de sistemas de informação e optei pela área porque existe também uma carga de conteúdos mais "estratégica", pois não sou 100% chegado em código-fonte, mas gosto de ficar por dentro do que é essencial.

    Abraços

  7. Assisti a uma palestra sua na etec e achei interessante dar uma olhada no blog, achei muito interessante esse post e gostaria de saber qual desses 3 cursos são mais rentáveis, e, fazendo um curso de Informática/Programação eu teria uma base necessária para engressar na Engenharia de Computação?

    Obrigado

  8. Olá Anônimo,
    Escolher o curso de graduação por ser mais rentável, na minha opinião, não é muito indicado. Mesmo por que, os salários desses profissionais variam muito de empresa para empresa e seria imprudente da minha parte afirmar quais desses profissionais ganham melhor.

    Quanto a fazer um curso técnico em informática antes de ingressar na graduação é excelente. Apesar de não haver pré-requisitos como esse para começar quaisquer dos cursos, quem já tem uma boa base de programação, com certeza, terá mais facilidade e vantagem sobre quem não conhece nada de programação.

    Obrigado pelo comentário, abraços.

  9. Olá Junior,
    Gostaria de saber se na faculdade de Ciência da Computação se usa muita Matemática. Gosto muito da área de informática, e penso em entrar em um destes cursos, porém não me dou muito bem com cálculos e afins, gosto mais da área de softwares, criação de sites e designs. Qual faculdade você me recomenda? Obrigado pela atenção.

  10. Olá Anônimo,

    Todos os três cursos (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação) na área de desenvolvimento de software possuem em sua grade curricular disciplinas de cálculos, variando apenas a carga horária.

    Dos três cursos, o que possui a menos carga horária de matemática é o de Sistemas de Informação. Mas isso é melhor você conferir diretamente na faculdade, pois essa grade pode variar entre as instituições de ensino.

    Se você gosta de desenvolvimento web e quer tentar fugir da matemática, uma opção é cursar design gráfico, uma faculdade que o prepararia para criar excelentes sites, mas você teria que cursar outras disciplinas como, por exemplo, história da arte.

    Segue abaixo um link com maiores informações a respeito do curso.

    http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/design-grafico-602419.shtml

  11. Olá. Gostaria de saber mais sobre Ciência da Computação. Realmente, ainda não sei o que fazer. Alguém poderia me ajudar sobre isso? Estou em dúvida ainda.
    Obrigada

  12. Ola, eu gosto muito de códigos-fonte, sistemas operacionais, e também gosto de hadware monta e desmontar, e também gosto de dsigner, entende, animações, tem algum curso que encobre isso. E eu gosto também de desenvolver código-fonte.

  13. Olá Lucas,
    Infelizmente, acredito que nenhum curso cobre todos esses assuntos que você mencionou. Seriam assuntos totalmente distintos a estudar em um único curso, por isso, sugiro que você pesquise nas universidades de sua preferencia a grade curricular de cada curso e faça sua escolha de acordo com a que melhor atender as suas expectativas.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

  14. Olá, estou cursando Técnico em Informática para Internet.
    Aprendo muitas coisas, em programação, python, php, java, …
    Mas também aprendo HTML/XHTML e CSS e é desta área que gosto… Sei que não tem como escapar totalmente da programação mas gostaria de saber que faculdades me recomenda que estejam ligadas a criação de sites.

  15. Até onde sei não existe uma faculdade exclusiva para criação de sites. Cada curso na área da informática possui uma ou mais disciplina voltadas para essa área, então, cabe você procurar na grade do curso qual deles possui uma carga horária maior.

    Sugiro que você também procure saber sobre o curso de Designer Gráfico, talvez atenda muito mais o que você deseja. Boa sorte.

  16. Não conheço o curso de Física Computacional para ter uma opinião sobre qual curso indicar, mas, pelo que pesquisei a respeito, esse curso é bem voltado para física aplicada o que, geralmente, não agrada muito quem se interessa pela área da computação.

  17. Boa noite :
    Entendi mas o menos sobre os 3 mais nao ficou muito claro na minha cabeça , no meu caso eu queria fazer um curso que ensina desenvolver programas(SOFTWARE) para jogos,empresas, todo o tipo de programa qual seja o motivo , daqueles mas complexos e dos mais facies como um hack ou programa para jogos. Queria saber quais dos 3 me da mas essa base de programaçao? Alguns falam ciencia da computaçao e outros falam sistema da informaçao..mas nada, alguns falam que C.Comput tem muita matetica e pouca programaçao , e alguns falam que SI tem muita programaçao como java,c++, ´PHP ETC ; QUAL DESSES MIDA ENSINO PARA DESENVOLVER QUALQUER TIPO DE SOFTWARE?

  18. Olá bolado!

    Os três cursos mencionados no artigo possui programação na sua grade curricular. O que diferencia entre eles é carga horária dessas disciplinas ao longo do curso e, pelo que conheço, o curso que mais possui disciplinas de programação é o de Ciência da Computação. Mas, de qualquer maneira, sugiro que você faça uma comparação das grades dos cursos diretamente na instituição que você pretende estudar.

    Abraços,

  19. olá,eu sou uma criança,Mas sou louco por informática,e quero fazer o curso de engenharia da computação pelo computador,queria saber um nome de algum site que faz curso pelo computador,obrigado

  20. Ótimo mesmo, me esclareceu várias dúvidas. Creio que a minha área seja mesmo Sistema da Informação e não Ciência da Computação, não curto muito estudar e não gosto de Matemática rs

  21. Pra galera que ta preparada pra muito calculo, faça ciência ou engenharia, e pra quem quer programar faca sistemas. Tenho uma du ida faco sistemas, e queria fazer uma segunda faculdade uma que completa se, alguem surgeri algo, me falaram que ADM é una boa escolha.

  22. Olá Airton,
    Pela grade curricular do curso em questão, este parece ser um curso muito mais voltado para o desenvolvimento de sistemas e um conhecimento mais apurado na área de programação.
    Analisando a grade que você encaminhou, tudo indica que o ponto principal que este curso superior em "Informática" difere dos tradicionais cursos de "Sistemas de Informação" é a ausência de disciplinas relacionadas à "administração de empresas" e "processos organizacionais e de negócios".
    Sua atitude de analisar a grade curricular do curso é algo muito importante. Os cursos de Sistemas de Informação tem a característica de conter disciplinas na área de administração de empresas, sendo que a programação e o desenvolvimento de sistemas acaba sendo abordado de forma mais genérica (bom, varia muito de faculdade).
    Bacharéis em Sistemas de Informação são por formação uma espécie de "clínicos gerais em TI" e aqueles que desejam se aprofundar em alguma linguagem de programação ou área computacional específica, acabam fazendo isso por meio de um estudo autônomo ou através de uma pós-graduação.
    O curso que você nos mostrou parece realmente ser voltado para que quer se aprofundar nas vertentes computacionais, mas não se preocupando muito com aspectos de administração de empresas.
    Parece ser um ótimo curso, principalmente por ser ofertado por uma universidade pública. (Universidade Estadual de Maringá).
    Boa sorte na escolha e bons estudos!
    Grande abraço!

  23. Olá meu nome e laise… Queria muito uma ajuda sua, eu não qual e certo curso para mim gosto de pesquisas tudo que alguém da família tem algum problema no celular ou no computador eu pesquisar e resolvo mais as vezes não… Eu estou em dúvidas em ciência da computação e TI… Qual desse melhor pra mim?

  24. Tenho muita duvida na que emvolve muito calculo matematico. Nao me dou muito.bem com matematica. Mais eu quero muito imformatica por isso estou em duvida qual seria melhor ?

  25. No caso, se quissesse saber montar e desmontar computadores, além de saber resolver quaisquer problema de software ou hardware, qual dos 3 seria melhor pra mim ?

  26. Olá Junior, atualmente eu tenho 15 anos, estou me preparando pro fim do ensino médio e gostaria que você me ajudasse.
    Vendo essa matéria sua, criei um maior interesse por Engenharia da Computação, pois eu adoro matemática e sou apaixonado pela parte de hardware. Existe algum curso técnico que eu possa fazer para me preparar e puder ingressar na área de informática no mercado de trabalho para só aí, iniciar minha faculdade?
    Gostaria muito que você me informasse o mais rápido possível. Desde já, agradecido.

  27. belo post…
    minha duvida é o seguinte, vou me capacitar na área para presta um corcurso da marinha do brasil, la no site não pede uma área especifica,gostaria de saber,qual seria melhor eu esrudar. obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima