Ameaças da Internet – Como se proteger

Finalizando a série de “Ameaças da Internet“, postarei hoje algumas dicas de como proteger-se e diminuir a probabilidade do seu micro ser infectado por um vírus ou programas maliciosos.

AMEAÇAS DA INTERNET – Como se proteger (3/3)

Ameaças da Internet - Como se proteger


Evidentemente que nenhum sistema garante 100% a segurança de um computador. Entretanto, podemos melhorar a segurança instalando alguns programas e atualizando-os periodicamente.

Existem apenas dois meios 100% seguro para evitar os vírus. Primeiro: nunca executar em seu micro um disquete ou CD/DVD; Segundo: em hipótese alguma conectar-se na internet. Efetivamente que essas “medidas de segurança” são inviáveis, então para proteger-se contra worms, trojans e vírus, é indispensável ter um bom antivírus instalado.

Mas antes de falar de antivírus, gostaria de frisar um detalhe muito importante. O elo mais fraco na segurança contra os vírus é o próprio usuário, ou seja, não adianta ter o melhor antivírus instalado no micro se o usuário fica clicando em qualquer link que aparece, só por que embaixo está escrito que é a foto da Madona tirando a roupa.

Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas especializadas em segurança. Basicamente os antivírus funcionam da seguinte forma: um banco de dados contêm informações sobre todos os tipos de vírus conhecidos, com base nessas informações o antivírus consegue detectar e eliminar os vírus encontrados no computador. Desta forma, somente após a atualização de seu banco de dados, os vírus recém descobertos podem ser detectados.

Evidentemente que os melhores antivírus disponíveis no mercado não são gratuitos, os preços variam de R$50,00 a R$120,00. Porém quase todos eles possuem uma versão free (gratuita), que pode ser baixada e usada por qualquer usuário doméstico.

Segue abaixo uma lista dos três antivírus que já usei e juntamente com uma pequena descrição. Particularmente, o que eu mais gostei foi o McAfee, por ser mais simples de usar, porém atualmente estou usando o AVG.



Avast! Home Edition

Bem conceituado e muito baixado na web, o Avast! Home Edition é um antivírus repleto de características que o tornam completo e equiparável aos antivírus pagos disponíveis no mercado. Se prevenir sempre foi o melhor remédio, este, sem dúvida, é uma opção recomendada para proteger seu PC. Gratuito para uso pessoal e não-comercial, o antivírus tem atualizações automáticas via Internet e é muito fácil de operar.




AVG Anti-Virus Free 8.0

Mais do que um antivírus, o AVG 8.0 pode ser considerado como um pacote com todas as ferramentas necessárias para garantir a proteção e segurança de seu computador. Com um sistema “tudo em um”, o AVG ganha funcionalidades novas, exterminando todas as pragas de seu PC, bem como escaneando sites contra possíveis ameaças.

Após a detecção de um vírus, worms, trojan ou spyware, os arquivos são automaticamente apagados, ou seja, ao término de uma verificação, por exemplo, uma lista com o resultado é apresentada. Fique tranqüilo que todos os itens listados já forma deletados de seu PC.



McAfee VirusScan Plus

Por ser um antivírus gratuito, o McAfee VirusScan Plus: Special edition from AOL é excelente. Ele se integra com outros programas da McAfee para manter uma proteção completa de seu computador. Ele se atualiza com freqüência e não exige muito do processador. São poucos os antivírus gratuitos com os recursos que o VirusScan tem. Além disso, tem o nome da marca McAfee.

O único ponto negativo é a necessidade de um cadastro na AOL. O cadastro é um tanto burocrático e ainda lhe obriga a criar um endereço de e-mail. Por outro lado, realmente vale a pena perder alguns minutos pelos benefícios do McAfee VirusScan Plus: Special edition from AOL.


Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

1 comentário em “Ameaças da Internet – Como se proteger”

  1. Melhor Post

    Informações concisas, diretas e essenciais para um usuário se proteger e ter uma base em relação a segurança. Especificando softwares de segurança básicos o usário não irá ficar perdido em relação à escolha do antivírus para navegar mais tranquilamente, só restando a ele ter cuidadoS diários com a manutenção do antivírus e navegação dos usuários.

    LUIZ HENRIQUE AVELAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima