quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Diferença entre TCC e Monografia

Cursar hoje uma faculdade não é mais exclusividade da “burguesia” ou dos grandes gênios. Muitas pessoas se vêem obrigadas a cursar uma faculdade simplesmente para manter-se no emprego, e além de cumprir todas as disciplinas obrigatórias, é necessário ainda entregar um projeto final que é mais conhecido por  TCC.

Afinal, o que significa TCC?


A sigla TCC, para quem não sabe, significa Trabalho de Conclusão de Curso. E, invariavelmente, todo estudante de curso técnico, tecnólogo ou graduação precisa enfrentar para receber seu diploma no fim do curso.

O trabalho de conclusão de curso é um processo demorado que vai desde a escolha do tema até uma série de normas técnicas de padronização. Sendo assim, o graduando necessita, geralmente, de no mínimo um ano para concluir seu trabalho, tempo que para algumas pessoas pode ser insuficiente se considerarmos que, em alguns casos, o graduando necessita defender seu estudo diante de uma banca de professores e especialistas da área.

Está com dificuldades para fazer o seu TCC? Clique aqui e descubra como obter ajuda.


diferença entre tcc e monografia


Diferença entre TCC e Monografia


Os termos TCC e monografia muitas vezes são usados como sinônimos, mas não são. Monografia é um TCC, mas um TCC não é necessariamente uma monografia. Confuso né? Mas não se preocupe. Neste artigo esclarecerei algumas dúvidas e você aprenderá a sutil diferença entre esses termos.

O TCC como já vimos anteriormente é o Trabalho de Conclusão de Curso. E todo estudante deve desenvolvê-lo para demonstrar o conhecimento científico adquirido ao longo de seu curso, que pode ser técnico, tecnólogo, graduação ou pós-graduação. Entretanto, o TCC pode ser apresentado de várias formas. As principais são:

  • monografia;
  • artigo científico;
  • relatório de estágio;
  • relatório de projeto;
  • dissertação (mestrado);
  • tese (doutorado).

Enfim, exitem esses e vários outros tipos de trabalhos que são aceitos como TCC, a decisão de qual tipo deve ser feito depende do curso e da instituição de ensino.

Em muitas faculdades, o TCC no formato de monografia é o critério final de avaliação do aluno e em caso de reprova nessa "disciplina" o aluno fica impedido de colar grau e receber o diploma. Consequentemente, não poderá exercer sua profissão até que seja aprovado.

O que é monografia



Monografia, segundo o dicionário Aurélio, é “...um estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito", ou seja, monografia é um trabalho científico (TCC) que se caracteriza pela especificação do assunto/problema. E, dessa forma, objetiva-se com a pesquisa apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência.

Uma monografia, dependendo da instituição de ensino, é desenvolvida individualmente e deve seguir uma série de normas técnicas, ser escrita em uma linguagem culta, além de ter uma seqüência lógica das idéias sobre a pesquisa e os resultados obtidos.

Você está sofrendo com o seu TCC?


Não sabe exatamente o que fazer e como fazer? 


Pare agora de perder tempo e noites de sono!



O curso Como Fazer um TCC foi desenvolvido por professores e orientadores universitários, ou seja, por quem realmente sabe como transformar a tão sonhada Formatura em REALIDADE. Ele contempla conteúdos em E-books, vídeos que ensinam passo a passo e que percorrem cada detalhe de um TCC, e não para por aí! Você ainda terá acesso a modelos de TCC, e detalhe, comentado pelo professor, trecho a trecho.

Um vídeo contendo dicas simplesmente fantásticas, que deixará a banca avaliadora de queixo caído! O que está esperando? Corra, aliás, Compre Agora antes que o preço mude! Clique no imagem abaixo e descubra como obter ajuda para desenvolver o seu TCC.


Você também poderá ter interesse pelo artigo Escolhendo o orientador da sua monografia

46 comentários :

Manindoubt disse...

Oie...olá!Boa tarde! Agradeço por esta matéria. Faço faculdade de Adm. e estou concluindo e já faço essa disciplina ( TCC I). Me ajudou a entender mais do assunto. Tenha uma boa semana.

Jacqueline Reis disse...

Olá, obrigada pelo post...tava querendo mesmo saber a diferença... Abraço.

Anônimo disse...

Olá, pra mim foi muito válido essa explicação, estava mesmo querendo saber a diferença.
Obrigada.

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento, estava confusa, mas este post definiu com clareza os respectivos conceitos.

Anônimo disse...

Olá boa noite meu nome é carlos, não sou universitário mas de tamto ouvir a palavra monografia falada por pessoas proximas a mim que reslovi pesquisar pois até onde sábia todo aluno que estava concluindo faculdade fechava com um TCC, ai então minha duvida. ok! obd.

Vivian disse...

Oiee!! Adorei o post, muito objetivo e esclarecedor! Muitoo Obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá!!
Gostei muito da explicação. Estou no ultimo semestre e fazendo esta matéria(tcc). Tinha exatamente esta dúvida. Ficou esclarecido.

Abraços!!
Deus lhe conserve com essa inteligência/interesse em ajudar o próximo. Regina

Anônimo disse...

Isso é bom e esclarecedor , ja fiz uma monograria em 2002 , mas tinha dúvida sobre a diferença entre tcc e monografia . Valeu companheiro...abraço...

Tamires disse...

Obrigada hoje tenho prova desta materia tinha que fazer um revisão .. ;D

TyTY DE BEM COM A VIDA disse...

Para um leigo total como eu, esse post está ótimo, afinal esse é o objetivo de um post ser objetivo e claro. Quem já sabe as informações básicas que poste algo que possa complementar as informações ou ate mesmo aprofundar o tema.
Obrigada. Adorei e manda esse povo que não entende o que é um post ir pra casa do cara...........

Anônimo disse...

Olá , Valeu mesmo pelo post, ajudou-me muito a diferenciar os 2. Agora entendi a diferença. Obrigado.

Anônimo disse...

Grato pelo Post. Eu não sabia que existiam muitos formas de se apresentar um TCC, e também achava que fosse somente uma monografia.

merinha disse...

obrigada pela informação!

Júnior Gonçalves disse...

Olá Anônimo!
Pelo que conheço é possível sim artigo científico ter 15 laudas, porém, o mais aconselhável é você procurar o seu orientador para conhecer as diretrizes da instituição de ensino com relação ao critério do TCC.

Anônimo disse...

Olá, gostei do artigo. Muito esclarecedor. Entretando ainda fico com uma dúvida quanto ao corpo do trabalho. O TCC sendo exigido com esse nome percorre o mesmo corpo da mono para ser desenvolvido ou não?

Anônimo disse...

Suas dicas são ótimas com uma linguagem de facil entendimento.Em meu 3ºano de graduação,havia uma disciplina: Pesquisa e iniciação cintifica;vibrei qdo fiquei sabendo da disciplina, porem foi um ano totalmente perdido e diga-se pouco esclarecedor...No ultimo ano foi um sufoco, escolhe alguem com experiencia no tema para orientar e a pessoa mais desorientou do que orientou, foi um parto meu tcc, acabei me arrastando para concluir e precisei buscar ajuda fora...Eu esperava mais muito mais, nao ficou nada de produtivo. Parabens , continue com suas dias.

Anônimo disse...

obrigada...me auxiliou muito!

Ruth Freitas disse...

Gostei do post!! Bem Claro e objetivo.

Anônimo disse...

por a caso o post é esclarecedor, e antes eu pensava que era tudo a mesma coisa!!!!! Bem informador

Anônimo disse...

Ola , vou fazer administração em 2014/fevereiro .
gostei muito deste post , Obrigada

Anônimo disse...

valeu muito ,estou concluindo o doutorado ,agradeço pela explicação........

Hamilton Galvao disse...

Muito obrigado por esclarecer esta minha dúvida. Foi de grande valia pois estou pegando várias Monografias para Digitar. E se alguém precisar estou a disposição.
Hamilton Galvao
wwww.tiemissornfe.com.br

Anônimo disse...

Obrigado me ajudou muito

Cledna Veras disse...

Obrigada, me ajudou a acrescentar o que eu pensava sobre o assunto, mas acho que só poderemos saber realmente do que se trata na prática. Só passarei por este processo o ano que vem.

Rafaela Prates disse...

Sendo monografia ou TCC, só sei que é muito difícil. Mesmo sem ter indicação, só pelo que eu li na net, contratei a Casa da Monografia e graças aos deuses deu tudo certo. O trabalho ficou nota 10, agora eu indico para quem está passando por esse pesadelo: www.casadamonografia.com.br.

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação.

Wan Freire disse...

Faço um curso de corretor de imoveis e a escola exige no fim do curso um TCC com todas as normas da ABNT e isso tudo em 02 meses, é correto isso?

Anônimo disse...

Muito útil, obrigada.

Ryane da silva disse...

muito obrigado por esclarecer

shamia disse...

Muito legal, a tempo que tinha esta duvida mas agora entendi claramente valeu.

João Carlos disse...

que artigo fantástico, muito bom mesmo, eu vejo muitas pessoas pesquisarem como como fazer um tcc, como fazer uma monografia, meu s alunos tem muitas dúvidas sobre esses assuntos, eu fiz um site para esclarecer algumas dúvidas deles chamado como fazer uma monografia comofazerumamonografia.com, mas nem comprara com esse artigo sei, cheguei até ele por estar buscando informações novas e esse site ajudou muito, vou recomendar parabens.

Anônimo disse...

Explicação simples e objetiva. Perfeito!

Juliano disse...

Agora eu buguei rs. Achava que tudo era a mesmo coisa. Ainda bem que encontrei seu artigo.

Luanne Silva disse...

Nossa! Agradeço... Foste sucinto.
Obrigada pelo post.

Pode parecer bobagem, mas para mim foi importante saber a diferença.

Anônimo disse...

nossa, a diferenca e que a monografia e...

Douglas França disse...

Gostei do post, esclareceu uma dúvida que muitos concluem o curso e não sabem diferenciar. E na minha opinião post tem que ser assim, simples e objetivos! Parabéns

robson augusto disse...

Existem pessoas aqui que precisam antes do tcc,estudar interpretação de texto...afff,mais claro que isso só desenhando.

Anônimo disse...

Obrigada ,me ajudou bastante.

Fabiana Caixeta disse...

obrigada. ao contrato de muitos... achei o post muito necessário. esclareceu minha duvida.

Cláudia Martins disse...

Olá! Para MIM ,foi muito útil!!!
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Achei o Post simples e muito esclarecedor,

marisa cassia disse...

olá obrigado é objetiva e de fácil esclarecimento continue assim

Anônimo disse...

Oi você não quer fazer um TCC pra mim, tipo artigo científico? Rsrs

Unknown disse...

Suas dicas são ótimas com uma linguagem de facil entendimento. Parabens! ÓTIMO TRABALHO.

Unknown disse...

Boa noite , gostei muito da explicação .
Gostaria muito de mais uma informação ...
Muitos dizem que : Quem não apresenta o TCC , foi pq não o fez." Mas no meu caso , eu fiz , mas não consigo falar em público como a ficar nervoso , gaguejar e tudo mais . A lei me obriga a apresentar oralmente ????

Júnior Gonçalves disse...

Olá!
A obrigatoriedade de apresentação oral do TCC é uma decisão da instituição de ensino e do professor responsável pela disciplina. Minha recomendação é que você converse com seu professor a respeito da sua dificuldade para que ele possa te ajudar com essa questão. Se quiser, me mande um e-mail que posso dar a minha opinião e sugestão.
Abs,

Postar um comentário

 
;