O fim de uma Era chamada Blogosfera

Há 11 anos criei meu primeiro blog e durante muito tempo escrevi textos entusiasmados para celebrar o aniversário dele. Entretanto, hoje é diferente, estou aqui “comemorando” o aniversário do Neurônio 2.0 e reconhecendo um fato que eu não gostaria de admitir: os blogs morreram.
Longe de mim querer ser piegas, mas os áureos tempos da Blogosfera fazem falta. Apesar da meia dúzia de haters que existiam na época, a maioria dos blogueiros trabalhavam arduamente para criar um ambiente saudável de troca de informações, opiniões e conhecimento. 
O fim de uma Era chamada Blogosfera
Hoje, infelizmente, quase (veja bem…QUASE) tudo que encontramos na internet é polarizado e de qualidade duvidosa. A web que “nasceu” para ser democrática e global fragmentou-se em pequenas bolhas nas quais os grupos de pessoas que, geralmente, pensam semelhante se reúnem. Facebook, Twitter, Youtube e WhatsApp são exemplos dessas bolhas, e para muitas pessoas essas redes sociais é toda a internet(!). 
Pesquisei sobre os blogs no Google e alguns blogueiros insistem em dizer que os blogs não morreram. Ok, pode ser que eu esteja sendo extremista demais, mas é inegável que cada vez mais os blogs estão perdendo espaço, e eu me arrisco a dizer que os blogs seguem o mesmo caminho do rádio: não vai acabar, mas será apenas uma pequena fração de pessoas que vão mantê-lo ativo. 
Esta minha afirmação de que os blogs terão cada vez menos espaço advém de algumas observações, e a mais evidente na minha opinião é que as pessoas estão cada vez mais preguiçosa para ler. 
Usando este texto mesmo como exemplo. Duvido que 95% das pessoas que chegaram até ele vão lê-lo até o fim. Se você chegou até aqui meus parabéns, você faz parte dessa minoria de pessoas que não tem preguiça de ler. 
Outro exemplo de como as pessoas estão com preguiça de ler.
Recentemente participei de uma doação de sangue e postei uma foto no status do WhatsApp com a legenda: “Doação de sangue”. Dez minutos depois um dos meus contatos enviou uma mensagem pra mim perguntando o que havia acontecido, e se eu estava bem. CA-RA-CA!!!! Por que ela não leu a legenda de três palavras!!!! Não sei o que é pior: ela ter tido preguiça de ler a legenda, ou ela ter lido e não entendido, pois assim podemos presumir que ela tem um sério problema de analfabetismo funcional. 
Por essas e outras que acredito que chegou o fim de uma Era chamada Blogosfera. Mas, enfim, vamos tocando esses humilde espaço e compartilhando as minhas opiniões, memórias e devaneios com os poucos que chegam até aqui.

Faço parte de uma pequena resistência que se mantem (mais ou menos) firme por paixão à causa. Ou, talvez, seja simplesmente pela minha enorme teimosia.

Até qualquer dia.

Este artigo foi escrito por Júnior Gonçalves e apareceu primeiro em http://www.neuronio20.com

7 comentários em “O fim de uma Era chamada Blogosfera”

Mostrar comentários