Projetado pelos engenheiros Jonh W. Mauchly e J. Presper Eckert, com o apoio do Departamento de Material de Guerra do Éxercito dos Estados Unidos da América, na Universidade da Pensilvânia, o ENIAC representou a revolução que teve a maior repercussão por todo o mundo, uma vez que era extremamente melhor que as máquinas criadas até então.
Porém ainda que desenvolvido para fins militares, o desenvolvimento do ENIAC foi concluído em apenas 1946, um ano após o término da Segunda Guerra Mundial.
Suas principais características eram:
- Totalmente eletrônico;
 - Possuía 17.468 válvulas de vidro interligadas por aproximadamente 300 km de fios;
 - 500.000 conexões de solda;
 - Consumia aproximadamente 250 kW de potência elétrica por hora (gasto aproximado de um mês inteiro na média de casas da maioria da população do país);
 - Alcançava altas temperaturas quando se encontrava em plena operação;
 - Uma válvula queimava a cada cinco minutos;
 - Não possuía capacidade de armazenamento de informações em sua memória;
 - Eram necessários no mínimo 5 operadores;
 - Pesava por volta de 30 toneladas;
 - Ocupava uma área de aproximadamente 180 metros quadrados de área construída e com altura de aproximadamente 9 metros;
 - Realizava uma soma em 0,0002 segundos e uma multiplicação com números de 10 dígitos em apenas 0,005 segundos;
 
Ainda que possuísse um grande potencial para cálculos, apresentava um enorme problema: com um número extremamente alto de válvulas operando a uma taxa de 100.000 pulsos por segundo, apresentava aquecimento demasiadamente alto. Em detrimento das válvulas liberarem muito calor, mesmo com os ventiladores, a temperatura subia às vezes até a 67ºC.
Embora tenha sido uma máquina extremamente poderosa para a época, apresentava muitos inconvenientes que fizeram com que fosse deixada de lado em 1948 e desativada em 2 de Outubro de 1955.


Extremamente esclarecedor. Ajudou-me muito em meu trabalho.
Continue…