domingo, 23 de fevereiro de 2020

Proibido uso de celular

Depois de algumas semanas conturbadas neste início de ano resolvi fazer um experimento neste carnaval e impor a mim mesmo um período de 48 horas sem celular. Para muitas pessoas sei que isso pode parecer um absurdo e talvez até loucura da minha parte, mas permanecer conectado ininterruptamente trouxeram-me problemas que afetaram minha produtividade e bem estar mental nos últimos dias.


Durante esse período afastado das redes sociais e das mensagens do WhatsApp consegui realizar as seguintes atividades:

- Assisti um curso de 8 horas sobre Orientação a Objetos;

- Configurei em 6 horas um novo ambiente Linux para desenvolvimento web (tarefa que estava procrastinando há dois meses);

- Fiz 30km de bicicleta;

- Pratiquei 1 hora de violino;

- Assisti dois filmes e o The Voice Kids;

- Fiz todas as refeições e bebi bastante água;

- Dormi mais de 7 horas por noite.

Desconectar-me neste período permitiu focar minha atenção nos estudos sem deixar de lado atividades de equilíbrio, saúde e lazer. Além disso, meu celular estando offline não foi possível receber notificações do WhatsApp que ultimamente tem me deixado ansioso.

Conclusão: Meu celular me ajuda em muitas tarefas no dia a dia, mas também está atrapalhando para realizar atividades que exigem mais tempo e concentração. O experimento foi muito válido e com certeza me ajudará a tomar melhores decisões.

Ah!...sobrou tempo também para escrever este texto aqui no blog.

2 comentários :

Matheus Alexandre disse...

Eu já fiz uma experiência parecida. Passei algo em torno de um mês sem acessar nenhum tipo de rede social e usando a internet apenas para necessidades - como obter alguma informação, etc.

O resultado foi que durante esses dias foquei o meu tempo em coisas mais produtivas. Li mais, fiz mais exercícios e fiquei mais tempo com amigos e família - e também ouvi muita música.

O celular também me ajuda muito, mas se não criar uma rotina saudável ele acaba puxando muita energia da gente.

Júnior Gonçalves disse...

Fiquei apenas alguns dias e já me ajudou muito a refletir sobre os impactos do uso da tecnologia na minha vida. E fico imaginando o que um tempo maior como o seu não poderia fazer.
Obrigado por compartilhar aqui a sua experiência. ABS, Jr.

Postar um comentário

 
;