Sobre a área de desenvolvimento de games – Neurônio 2.0
sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sobre a área de desenvolvimento de games

Este artigo é um guest-post escrito por Lúcio Pelizer.

Sou professor de informática e minha grande motivação em estar atuando nesta área, inicialmente, foi o mercado profissional de desenvolvimento de Games, no qual estudo a muito tempo nos tempos que tenho livre. Durante meu bacharelado em Sistemas de Informação foi atraído para a área de Docência, na qual desejo investir muito ainda, mas estou tentando conciliá-la com a área de desenvolvimento de games, na qual está dando seus frutos neste momento. Em 2012 fui convidado pelo amigo Kleber Andrade para desenvolvermos um livro sobre o assunto e agora estou com alguns projetos na mesa. A área necessita de profissionais qualificados, e assim como toda área relacionada a exatas, ela também está carente desses profissionais aqui no Brasil. Como é uma área muito complexa, pois um jogo é uma abstração da realidade com um bom toque de fantasia, ela exige diversos profissionais com as mais diversas habilidades, veremos alguns:
  • Game design
  • Level design
  • Programadores
  • Analista de sistemas
  • Analista de projetos
  • Designers: desenhistas e modeladores 3D
  • Editores de sons
  • Artesão (para criação de bonecos de massa)
  • Roteiristas


Em relação à análise e programação de games (minha área) é necessário conhecer principalmente a lógica de programação, contextualização e integração de sistemas, linearizar fórmulas matemáticas como MRU e cálculo de peso, massa e gravidade. Cursos técnicos oferecem uma boa base de conhecimento, caso tenha interesse nesta área basta decidir qual segmento deseja seguir, estudá-lo e começar a preparar seus jogos, comece com remakes (versões de jogos antigos) e monte um portfólio para apresentá-lo, esta é a melhor estratégia para iniciar nesta promissora área.


Este guest-post foi escrito por Lúcio Pelizer que é bacharel em Sistemas de Informação e atua como professor em vários cursos relacionados à informática e desenvolvimento de games.




Livro - Desenvolvimento de Games

Desenvolvimento de Games
Descrição: Desenvolvimento de Games, obra publicada totalmente em cores, apresenta uma introdução completa e esclarecedora sobre toda a indústria de desenvolvimento de jogos, com tópicos atuais e relevantes. O livro se inicia com um capítulo informativo sobre a evolução do desenvolvimento de games, passando depois a analisar a criação de conteúdo e os conceitos por trás do desenvolvimento da narrativa, personagens, ambiente, jogabilidade, design de níveis, e recursos de interface e áudio. A obra segue com capítulos sobre gerenciamento de projetos, funções e responsabilidades de cada indivíduo da equipe de desenvolvimento de games, o processo de planejamento e produção de um game, marketing e uma conclusão especial que ajuda a elucidar o futuro do desenvolvimento de jogo. 



0 comentários :

Postar um comentário

 
;