José Márcio do blog “Os Invicioneiros” na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro – Neurônio 2.0
quarta-feira, 18 de abril de 2012

José Márcio do blog “Os Invicioneiros” na minha pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro

Em Junho do ano passado tive a oportunidade de dar uma palestra para os alunos da ETEC “João Maria Stevanatto” aqui da minha cidade no interior de São Paulo. O tema da palestra foi “O que eu aprendi com os blogs e as redes sociais" na qual tentei dar uma visão geral de como funciona a blogosfera para em seguida, pontuar as oportunidades que um blog bem feito pode trazer para o blogueiro.

Para agregar valor à minha palestra, contei com a ajuda de alguns amigos blogueiros que responderam a um pequeno questionário sobre as motivações e objetivos que cada um tem com seus blogs. Um dos blogueiros que gentilmente se dispôs a responder meu questionário foi o José Márcio do blog “Os Invicioneiros”. Mais uma vez, gostaria de agradecê-lo pela disponibilidade em me ajudar na época e também agora, por permitir que suas respostas fossem publicadas aqui no blog. Valeu José Márcio!

Segue abaixo o questionário que o José Márcio respondeu para minha pesquisa:


Pesquisa sobre o Perfil do Blogueiro

José Márcio, descreva resumidamente o seu principal blog.
Meu blog principal é “Os Invicioneiros”. Gosto da liberdade de escrever, por isso meus blogs não possuem nichos específicos, a não ser, é claro, o “Naftalina Pura” que um blog oitentista. Mineiro do interior, sou mais de ouvir do que de falar.

blog Os Invicioneiros


Quando foi e quais foram os motivos que levaram você a criar um blog?
Anteriormente por curiosidade, agora por satisfação pessoal.


Esses motivos ainda são os mesmos que te fazem a continuar blogando? Se não, quais são os motivos agora?
Mais ou menos, através dos blogs, pude conhecer um pouco meu lado de escrevinhador, que jamais pensei ser capaz. Gosto de pesquisar muito os assuntos e respaldá-los com citações, acho que uma característica bem peculiar dos meus posts. Nunca fui muito fã de redação, meu gosto pela escrita só aflorou depois das primeiras experiências bloguísticas e hoje, pra mim, se tornou um hobby gratificante. Blogar é um aprendizado constante, tenho aprendido muito com as experiências adquiridas ao longo do tempo em que me encontro na blogosfera, e, espero, poder aprender ainda mais.


Quais foram as dificuldades que você teve quando começou a blogar e quais são as dificuldades que você tem hoje?
No começo as dificuldades são inúmeras, sendo as principais o desconhecimento do funcionamento e dinâmica de um blog, que apesar de não parecer, exige muita dedicação. Hoje a principal dificuldade é a entrada e fixação do blog no mercado, são inúmeros blogs criados diariamente, o que exige um esforço contínuo para manutenção do espaço e audiência. E que ninguém se engane, todos que criam um blog querem ser lidos.


Além de tempo, você já investiu ou investe financeiramente em seu blog? Como?
O único investimento que fiz no blog até hoje foi a compra de domínio e hospedagem. Nada contra quem investe, mas pra mim isso é uma realidade distante.


Você já ganhou dinheiro ou obtêm renda com seu blog? De que forma?
Já tive essa neura, hoje não importo tanto com isso. Tenho anúncios no blog, mas o retorno é muito lento, talvez seja por causa da baixa audiência, nesse ano eu recebi alguns trocados através de anúncios do Adsense.


Blogueiro José Márcio

José Márcio 
Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado.

0 comentários :

Postar um comentário

 
;