Senhas e a segurança da informação – Neurônio 2.0
quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Senhas e a segurança da informação

Já falamos aqui no blog sobre a importância das senhas seguras, mas o assunto é muito importante nas nossas atividades profissionais e pessoais e, sem dúvida, merece mais um pouco da nossa atenção.

O que é uma senha?

Uma senha (passoword, em inglês) é a forma mais convencional para verificar a autenticidade do usuário que acessa qualquer sistema computacional, assegurando dessa forma que a pessoa que acessa o sistema é mesmo quem ela diz ser. Se outra pessoa tem acesso a sua senha, ela poderá utilizá-la se passando por você por diversas razões, dentre as mais comuns são:
  • Ler e enviar e-mails em seu nome;
  • Furtar dados como números de cartões de crédito;
  • Destruir ou obter informações privilegiadas e/ou confidenciais;
  • Esconder sua real identidade e então realizar atividades ilícitas;



Políticas de Segurança

Toda empresa possui uma política de segurança que diz respeito ao conjunto de regras que devem ser seguidas pelos seus colaboradores enquanto utilizadores dos recursos de informação e computacionais da empresa. A formação de uma política de segurança é essencial, pois a informação é um dos ativos mais valiosos dentro uma organização.

A preocupação com segurança recai principalmente sobre as senhas de acesso pois os computadores são fontes de inúmeras tarefas, tais como armazenamento de dados, comunicação (emails, chats e etc) e transações financeiras (pagamento de contas, compras e etc), que podem ter cunho pessoal ou comercial.


Cuidados com suas senhas
  • Não divulgue e nem compartilhe – a senha é sua e de mais ninguém;
  • Certificar-se de que não está sendo observado enquanto utiliza suas senhas
  • Não escreva em local público ou de fácil acesso;
  • Nunca use palavras de dicionários ou dados pessoais como senha;
  • Crie senhas com mais de oito dígitos e que misture letras, números e caracteres especiais;
  • Não utilize computadores de terceiros (por exemplo, em LAN houses, cybercafes, stands de eventos, etc) em operações que necessitem utilizar suas senhas;
  • Utilizar senhas diferentes para cada local de acesso;

Para ressaltar a importância do uso de senhas diferentes, imagine que você é responsável por realizar movimentações financeiras em um conjunto de contas bancárias e todas estas contas possuem a mesma senha. O que aconteceria se alguém descobrisse essa senha?


Engenharia Social
* Dentro da área de segurança da informação, engenharia social é um termo utilizado para representar a habilidade de enganar pessoas, visando obter informações sigilosas. A engenharia social abrange qualquer estratagema para enganar ou explorar a confiança das pessoas para a obtenção de informações sigilosas e importantes. Para isso, o fraudador pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área etc.
* Fonte: http://www.serasaexperian.com.br/

0 comentários :

Postar um comentário

 
;