Smartphone - um telefone "inteligente" – Neurônio 2.0
sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Smartphone - um telefone "inteligente"

Numa tradução livre do inglês, "smartphone" poderia ser traduzido para "telefone inteligente", mas eu arriscaria dizer que muitos smartphones chegam a ser quase que um computador pessoal. Só que com a grande vantagem de podermos levá-lo para qualquer lugar seja no bolso da calça ou na palma da nossa mão.

Cobiçados principalmente pelos geeks - nerds tecnológicos – o smartphone é um telefone celular com sistema operacional que funciona semelhante ao dos computadores convencionais em que qualquer pessoa com conhecimentos em programação pode desenvolver programas personalizados para o aparelho. Muito desses programas são oferecidos gratuitamente e pode ser acrescentadas de acordo com a vontade do usuário, expandindo as funcionalidades disponíveis no aparelho celular.

Samsung Galaxy 551 Android 2.2
 
Cada fabricante procura desenvolver características próprias para diferenciar-se de seus concorrentes, mas a maioria dos smartphones possuem algumas características básicas como:
  • conexão com redes de dados para acesso à internet;
  • sincronização dos dados entre smartphone e computadores;
  • funcionalidade de GPS nativo;
  • filmadora e câmera digital;
  • editores de texto e planilhas;
  • player de áudio e vídeo;
  • jogos e aplicativos para diversas finalidade.



Segundo pesquisa da IDC, os fabricantes com maior participação no mercado de smartphones são:
  1. Apple com 19,1%;
  2. Samsung com 16,2% e;
  3. Nokia com 15,7%
iPhone 3GS da Apple - iOS

 A pesquisa da IDC revelou ainda que o mercado de smartphones no mundo cresceu 65,4% para um total de 106,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2011, contra 64,4 milhões no mesmo período de 2010.

Com relação ao sistema operacional dos smartphones, o ranking (julho/2011) da participação no mercado segundo pesquisa da empresa comScore encontra-se da forma:
  1. Google – Android: 41.8%
  2. Apple – iOS: 27.0%
  3. RIM – BlackBerry: 21.7%

0 comentários :

Postar um comentário

 
;