O criador da internet – Neurônio 2.0
sexta-feira, 24 de junho de 2011

O criador da internet

Web é uma palavra inglesa que significa teia, e em internet é usada para designar abreviadamente a rede mundial de computadores, cujo funcionamento assemelha-se a uma imensa teia de aranha, interligando computadores do mundo inteiro.

A base da web é uma linguagem chamada de HTML (Hyper TextMarkut Language) que foi traduzido em português para Linguagem de Marcação para Hipertexto que se destina a escrever documentos que possam ser lidos por softwares chamados genericamente de browsers ou navegadores.

Em 1992, Tim Berners-Lee trabalhava na Seção de Computação do CERN – Organização Européia de Pesquisa Nuclear, com sede em Genebra, na Suíça, quando iniciou pesquisas visando descobrir um método que possibilidade aos cientistas do mundo inteiro compartilhar eletronicamente seus textos e pesquisas. Nessas pesquisas, buscava-se uma forma de interligar hipertextos em computadores diferentes com o uso de links globais, também chamados de hiperlinks. A partir desse momento, estava criada a noção web e de links como são conhecidos atualmente. E, foi assim que Tim Berners-Lee inventou nada mais do que o WWW, ou seja, World Wide Web criando um protótipo de um navegador para rodar em computadores da NeXT, uma companhia fundada em 1985 por Steve Jobs.

Parte do primeiro navegador criado por Tim Berners-Lee
fonte: http://tecnologia.culturamix.com

Atualmente, Tim Berners-Lee é diretor do W3C World Wide Web Consortium – um consórcio internacional que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, e que visam desenvolver padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a internet.

Tim Berners-Lee

Com as invenções de Tim Berners-Lee e várias evoluções e melhorias nestes protocolos e códigos chegamos à Internet como a conhecemos. Nenhum outro meio de comunicação se expandiu tão rapidamente quanto a rede mundial de computadores. Em quatro anos, a Internet atingiu mais de 50 milhões de pessoas! Atualmente, no Brasil, os usuários da rede representam 44% da população com acesso a computadores e 97% das empresas estão ligadas à Internet *.

* fonte: http://www.tecmundo.com.br/

2 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns meu amigo, foi ótima a sua matéria. Muito bom e bem explicado seu comentário. Tem muito webdesign por aí que não sabe nem quem criou a internet e a web. Um forte abraço.

Adilson Nascimento
webdesign

Júnior Gonçalves disse...

Obrigado pelo comentário Adilson! Que bom que gostou do post =D

Vi que você é webdesigner e talvez queira também opiniar em um post que escrevi sobre a diferença entre webdesigner e webmaster. Segue o link:

http://www.hiperbytes.com.br/2011/07/diferenca-entre-webdesigner-e-webmaster/

Postar um comentário

 
;