Monografia - Escolhendo o tema – Neurônio 2.0
quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Monografia - Escolhendo o tema

Este é o quarto artigo de uma série de post sobre "Como Fazer Uma Monografia". Se assim desejar, leia os post anteriores a este: 


Não é raro ficarmos indecisos e mudarmos o tema da monografia, aconteceu comigo e acontece com a maioria dos universitários. Entretanto, se tivesse tido algumas orientações na época certa, talvez não tivesse “pulado de galho em galho” como fiz nos primeiros meses do último ano da faculdade.



Acho que a primeira dica pra quem deseja fazer uma boa monografia é começar a pensar no tema com no mínimo dois anos de antecedência. Pois a monografia será um trabalho extenso que consumirá muitas e muitas horas do seu tempo, por isso, não se deve deixar pra última hora e escolher qualquer tema. Além do mais, a monografia te acompanhará durante um bom tempo na sua vida profissional. Escolher um bom tema pode abrir muitas portas na carreira, da mesma forma que um tema ruim pode fechar muitas delas.

Certamente que o tema não vai cair no seu colo enquanto você assiste “Pânico na TV” e raramente alguém vai dar uma sugestão que te agrade. É preciso então escolher um tema que seja do seu interesse e pesquisar, pesquisar e pesquisar sobre ele. Na medida em que você passa a conhecer sobre o tema, você saberá se é viável fazê-lo ou procurar por outro.

A primeira regra sobre a escolha do tema é: "Mudar de tema não é ruim, o ruim é não poder mudar porque não há mais tempo". Por isso a importância de começar a pensar e pesquisar muito antes.

Segue abaixo alguns fatores muitos importantes que devem ser observado na hora de escolher o tema da sua monografia:

  • Grau de interesse – É preciso gostar do assunto e sentir prazer em pesquisar sobre ele. A monografia é um trabalho de muitas horas, dias e meses, isto por si só já é uma tortura se não administrado corretamente. Escolher um tema que não seja do seu agrado é fazer da monografia uma sessão de sofrimento diário.
  • Tempo disponível – Essa é uma variável muito importante na hora de definir o tema. É preciso ter os pés no chão e considerar a quantidade de tempo disponível pra dedicar aos trabalhos da monografia e as atividades do dia-a-dia. Nunca vai dar certo fazer uma monografia com muitas pesquisas e estatística se você não tem tempo pra ler muitos livros e realizar pesquisas de campo.
  • Relevância – Como já disse anteriormente, a monografia pode abrir ou fechar muitas portas na nossa vida profissional, por isso a necessita de escolher um tema que possa ser útil. Por exemplo: se você pensa em um dia em trabalhar com desenvolvimento de software, dificilmente uma monografia sobre inclusão digital irá te ajudar.
  • Literatura disponível - Aconselha-se que uma monografia tenha no mínimo 5 livros como referencia bibliográfica. E para quem tem dificuldade com inglês pode ser complicado achar literaturas de determinados assuntos. Não adianta ter o tema mais atual do momento que “ta bombando” nas empresas de TI se você não tem referencias bibliográficas para trabalhar. Além dos livros, costumam-se utilizar artigos científicos, monografias, testes, dissertações e em baixa escala, artigo da internet, por não ser de fonte 100% segura. 

Leia também o próximo post dessa série "Como fazer uma Monografia": Monografia - Escolhendo o orientador

7 comentários :

Leandro disse...

Olá junior!

Gostei de toda a série que você fez a respeito da Monografia mas, esse post sobre a escolha do tema foi, na minha opinião, o melhor! Eu sei como é difícil a escolha do tema da Monografia, passei por esse problema quando fiz o meu e até acabei trocando durante a metade de sua criação. Achei super legal os fatores que você ressaltou do tempo disponível e do grau de interesse e espero que muita gente antes de criar uma monografia possa ler essas dicas!

Parabéns
Abraços

luciana disse...

Gostei muito desse esclarecimento sobre a escolha do tema e o tempo disponível, mas estou com dificuldade em definir o ´título, sei o que quero fazer mas não consigo elaborar um título interessante. Sevocê puder postar alguma coisa do tipo, seria bem inetressante também. Mas de qualquer forma, parabéns pelo blog e pelos artigos publicados.

Júnior Gonçalves disse...

Olá Luciana!

Minha dica sobre a escolha do seu tema é que você defina a área da sua pesquisa e deixei para escolher o nome depois.

As duas vezes que eu escrevi uma monografia, eu comecei com um nome e depois de ler muito a respeito do assunto descobri que aquele nome não era muito adequado ao que eu estava fazendo.

Seus professores pedirão um nome para a sua monografia na fase de pré-projeto, mas até onde sei, isso não é definitivo e você pode alterar quando quiser.

Espero ter ajudado.
Abraços,

Lucas Santos disse...

Olá, boa tarde! Gostaria de saber a diferença de Tcc e monografia? É a mesma coisa ou algo diferencia uma da outra? Obrigado!

Ana Silva disse...

Muito interessante essas dicas, parabéns!

Ana Silva disse...

Muito interessante essas dicas, parabéns!

Unknown disse...

oi, obrigada por ajudar nessa caminhada, abraços <3

Postar um comentário

 
;