Como formatar e instalar Windows XP – Neurônio 2.0
segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como formatar e instalar Windows XP

Atualmente o computador já se tornou parte do dia-a-dia das pessoas, inclusive das pessoas de baixa renda. Embora os juros (em minha opinião) sejam uma exploração, não dá pra negar que lojas como Magazine Luisa estão ajudando milhares de pessoas a adquirem seu computador.

No entanto, a maioria das pessoas vai até uma loja e compra sem mesmo saber o que está levando pra casa. Só quando o computador já está na sala, é que ela se da conta que o computador veio com Windows Vista ou uma versão Linux, o que dá na mesma, porque a maioria das pessoas não gosta ou não sabe usar nenhum dos dois.

Certo de que milhares de pessoas se deparam constantemente com este problema, resolvi escrever um tutorial sobre como formatar um computador e instalar o Windows XP. Evidentemente que este tutorial não é pra qualquer um, o usuário deve ter um mínimo de conhecimento, mas acredito que a maioria das pessoas que chegou até aqui e encontrou este tutorial, tem conhecimento suficiente pra isso. Mesmo assim, reforço aqui que não me responsabilizo por qualquer dano causado ao computador, fica a cargo do usuário assumir toda a responsabilidade por realizar quaisquer procedimentos desse tutorial.



  • Preparação
Antes de começar, alguns detalhes devem ser levados em consideração:

1 – A formatação apagará todos os arquivos do seu computador, por isso, é necessário que se faça um backup (cópia de segurança) de todos os arquivos importantes, como fotos, documentos, vídeos, mp3, etc.

2 – Para formatar e instalar o Windows XP é necessário um CD de instalação do mesmo com sua respectível serial-key.

3 – Além do CD do Windows são necessários os Drivers de todos os itens de hardware do seu computador, como placa-mãe, placa de vídeo, modem, impressora, webcam, etc. Caso você não tenha em mãos esses drivers, é possível baixar do site do fabricante do hardware, desde que você saiba exatamente qual o modelo. Esses drivers são importantes para o funcionamento correto do computador, sem eles alguns dispositivos não funcionarão corretamente, como por exemplo, o áudio.

Caso você esteja consciente de todos esses detalhes, então podemos dar início à formatação e instalação do Windows XP em seu computador.



  • Configurando boot na BIOS
Para a instalação do Windows é necessário que o computador leia o CD-ROM antes do HD. Então, é necessário configurar boot (inicialização) na BIOS da sua placa-mãe. Para isso, reinicie o computador e fique apertando a tecla DEL (delete) seguidamente até que apareça a tela inicial da BIOS (Normalmente uma tela azul com as letras brancas).

Com este procedimento você terá acesso a várias configurações da sua placa-mãe. Evidentemente que o layout da BIOS varia muito dependendo do modelo da sua placa-mãe, mas no geral, todas possuem uma tela semelhante a essa como mostra a Figura 1:




FIGURA 1
fonte: www.meustutoriais.com.br

clique na imagem para ampliar

Com as setas do teclado é possível navegar entre as opções. Selecione a opção ADVANCED SETUP e pressione ENTER, a próxima tela exibirá algo semelhante à da Figura 2:

* Outros modelos de placa-mãe a opção é descrita com SEQUENCIA DE BOOT


FIGURA 2
fonte: www.meustutoriais.com.br
clique na imagem para ampliar

Em 1ST BOOT DEVICE você deverá selecionar a opção CD-ROM e em 2ST BOOT DEVICE deverá ser IDE 1 (seu HD). Dessa forma, você diz a sua placa-mãe para inicializar primeiro através do CD-ROM e depois através do HD.

* Outros modelos de placa-mãe as opções podem ser First Boot ou Primary Boot.

Depois de alterado qualquer configuração na BIOS é preciso salvar as alterações. Para isso pressione F10 e digite Y (Yes) para confirmar.



  • Formatando o HD
Antes que o computador reinicie novamente, coloque o CD de instalação do Windows no leitor óptico e quando surgir a seguinte mensagem “Pressione qualquer tecla para iniciar o CD...”, pressione ENTER ou outra tecla para que seja iniciado o programa de instalação do Windows XP.

Logo em seguida aparecerá uma tela azul de instalação do Windows semelhante à da Figura 3:


FIGURA 3
clique na imagem para ampliar

Aguarde carregar os arquivos de instalação e NÃO pressione nenhuma tecla, aqui é somente para configurações avançadas. Normalmente este processo não demora mais que dois minutos. Após carregar os arquivos de instalação, surgirá a tela de Boas-vindas como mostra a Figura 4:


FIGURA 4
clique na imagem para ampliar

Para instalar o Windows XP, pressione ENTER. Em seguida pressione F8 para aceitar o Contrato de Licença do Windows. O contrato está aí para ler, mas acredito que como 99,9% das pessoas você não irá ler, rsrs.

A instalação irá procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar, vai aparecer uma lista semelhante a da Figura 5.


FIGURA 5
clique na imagem para ampliar

Selecione através das setinhas do teclado a antiga instalação do Windows (normalmente em C:) e pressione a tecla “D” para apagar a partição existente. É recomendável excluir a participação para que o sistema faça uma verificação completa do HD para encontrar possíveis problemas físicos no disco. Aperte ENTER para confirmar que pretende excluir a partição existente, e depois a tecla “L” para confirmar que a partição será excluída. Isso ocorre porque, a partir deste ponto, todos os dados serão apagados.

Em seguida você tem a opção e criar várias partições diferentes, mas isso é assunto pra ser discutido em um próximo post. Então, pressione ENTER para dar continuidade a instalação do Windows.

Na tela seguinte você pode escolher quatro formas diferentes de formatação. Aconselho utilizar a terceira opção: “Formatar a partição utilizando sistema de arquivos NTFS”, por ser a forma de armazenamento de arquivos mais recente, segura e confiável que a FAT32.


FIGURA 6
clique na imagem para ampliar

Logo em seguida, aparecerá uma tela semelhante à da Figura 7.


FIGURA 7
clique na imagem para ampliar

Neste momento, seu HD estará sendo formatado e certamente irá demorar um bom tempo que pode variar muito dependendo da velocidade do seu processador e do tamanho do seu HD. De qualquer maneira, fique tranqüilo que demorará muito tempo até aparecer a tela abaixo:


FIGURA 8
clique na imagem para ampliar



  • Instalando o Windows XP
A partir deste momento o mouse já está disponível e a instalação requer apenas algumas configurações como idiomas, fuso-horário, data, etc. A primeira janela corresponde a “Opções regionais e idiomas”, você pode clicar no botão “personalizar” e configurar de acordo com sua região, ou pode simplesmente clicar em AVANÇAR.

A próxima janela pedirá dois nomes que você pode configurar a gosto ou usar nomes padrões como mostra a Figura 9.


FIGURA 9
clique na imagem para ampliar

Em seguida, a próxima janela pedirá para você digitar a chave de 25 dígitos do seu Windows, como mostra a Figura 10.


FIGURA 10
clique na imagem para ampliar

A chave de 25 dígitos ou serial-key como muitos a chamam, normalmente está na capinha ou em algum arquivo de texto dentro do CD. Então, não se esqueça de anotar em algum lugar antes de iniciar a instalação.

A próxima janela permitirá que você defina um nome para o computador e uma senha de administrador, mas aconselho clicar em AVANÇAR e deixar como está. Em seguida será a janela de configuração de data/hora. Você pode configurar agora ou deixar pra configurar mais tarde quando o Windows estiver pronto.

As duas próximas janelas: “Configurações de rede” e “Domínio do computador ou grupo de trabalho” são configurações avançadas para configurar uma rede. Basta apenas clicar em AVANÇAR para ignorar estas configurações. Após estas configurações a instalação continuará normalmente como mostra a Figura 11.


FIGURA 11
clique na imagem para ampliar

A partir de agora, o Windows começa a finalizar a instalação e isso pode demorar vários minutos dependendo da velocidade do seu computador. Apenas observe e aguarde o fim da instalação, e mesmo quando reiniciar o computador e aparecer a mensagem de “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...” no boot. NÃO pressione nenhuma tecla para não interromper a instalação, e espere até aparecer outra tela de boas-vindas como mostra a Figura 12.



FIGURA 12
clique na imagem para ampliar

Nesta tela, clique em AVANÇAR. Na próxima “Ajude a proteger o seu PC”, selecione a opção “Não agora” e clique em AVANÇAR.

Em seguida o Windows tentará se conectar à internet, clique em IGNORAR.

Na tela seguinte, será perguntado se você deseja ATIVAR o Windows. Selecione “NÃO, lembrar periodicamente” e clique em AVANÇAR.

Por fim, a próxima tela pedirá os nomes das pessoas que irão usar o computador, basta apenas que você coloque o seu e pronto. Clique em AVANÇAR e em seguida CONCLUIR na próxima tela.


FIGURA 13
clique na imagem para ampliar

Nesse momento sua instalação do Windows terminou, agora é preciso instalar os drivers da placa-mãe, impressora, etc. Os programas que você utiliza como Word, Excel, Nero, etc. E se necessário, ativar o seu Windows pela internet.


* Nota: O autor não se responsabiliza por qualquer dano ou perda de dados causados na execução parcial ou total de qualquer procedimento contido aqui, ficando sob responsabilidade de o usuário utilizar ou não esse tutorial.



3 comentários :

Luke³ª H~L disse...

Pior Post

As informações ao meu ver são limitadas, acredito que deve-se orientar mais o usuário quanto ao seu sistema, isto é, a sua configuração e como o mesmo irá usar sua máquina, para que fins e objetivos, determinando assim um melhor configuração do sistema.

LUIZ HENRIQUE AVELAR

InfoClaps disse...

Quando se formata o pc, perde tudo que tiver nele? E quando instala novamente o windows já aprece com alguns programa como a internet? Se decidir formatar o meu pc por conta própria vou ter que baixar tudo de novo? Está super complicado para mim .-.

Júnior Gonçalves disse...

Olá InfoClaps!

Respondendo suas dúvidas:

1- ) Sim, quando formatamos o computador apagamos tudo o que há nele. A não ser que o HD esteja particionado e você formate apenas o C: enquanto os arquivos estão no D:

2- ) Sim, alguns programas padrões já vem instalado junto com o Windows como, por exemplo, o Internet Explorer. Mas o Word por exemplo não instala junto, é preciso fazer a instalação separado.

3- ) Não entendi sua última pergunta, mas se você está se referindo a arquivos como filmes e músicas, você pode fazer backup em DVD ou HD externo.

Espero ter ajudado.
Abraços,

Postar um comentário

 
;