Monografia - Finalidade do TCC – Neurônio 2.0
quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Monografia - Finalidade do TCC

Este é segundo artigo de uma série de post sobre "Como Fazer Uma Monografia". Se assim desejar, leia os post anteriores a este:  Minhas experiências com Monografia

Cursar hoje uma faculdade não é mais exclusividades da “burguesia” ou dos grandes gênios. Muitas pessoas se vêem obrigadas a cursar simplesmente para manter-se no emprego, e além de cumprir todas as disciplinas obrigatórias, a maioria das graduações exige um projeto final que é mais conhecido pela sigla: TCC.


A sigla TCC (para quem não sabe), significa Trabalho de Conclusão de Curso. E, invariavelmente todo universitário precisa enfrentar para receber seu diploma no fim do curso de graduação.


O trabalho de conclusão de curso é um processo demorado que vai desde a escolha do tema até uma série de normas técnicas de padronização. Sendo assim, o graduando necessita geralmente de no mínimo um ano para concluir seu trabalho, o que para algumas pessoas pode ser tempo insuficiente se considerarmos que, em alguns casos, o graduando necessita defender seu estudo diante de uma banca de professores e especialistas da área.

Resumidamente, uma monografia é um estudo profundo e exaustivo sobre um determinado tema em que o universitário deve pesquisar diversos aspectos a respeito do assunto.

Diferentemente das teses de doutorado e dissertações de mestrado, a monografia não precisa necessariamente apresentar resultados inéditos, pois os principais objetivos da monografia são esclarecer, organizar e analisar idéias sobre o assunto em questão. Sendo assim, uma revisão bibliográfica de várias obras importantes é a essência para a construção de uma monografia.

Mesmo com minha pouca experiência, posso afirmar que escrever uma monografia não é uma tarefa tão difícil quanto muitas pessoas pensam, digo que é muito mais trabalhoso devido à grande quantidade de material que deve ser lido e relido. É preciso muita dedicação, organização e persistência, pois a monografia é um trabalho extenso, exaustivo e com regras muito rigorosas. 


Leia também o próximo post dessa série "Como fazer uma Monografia": Monografia - Diferença entre TCC e Monografia

5 comentários :

Anônimo disse...

muito bom as explanações acima que continuem postando para tirar duvidas de centenas de pessoas.

Arlindo Mauricio disse...

Muito bom. Muito bom mesmo!! Tirou -me varias dúvidas, ou seja eu tinha todas sobre o assunto. Agora fiquei direção certa! Obrigado.

manoel disse...

Muito bom o que você escreveu. Esclarecedor até demais àqueles que estão perdidos e sem saber o caminho a seguir. Deus te abençoe.

Adriana Leal disse...

obrigada!! ;)

Keity Paiva disse...

Muito bom, gostei foi bem explicado o assunto. Obrigada.

Postar um comentário

 
;