Por que desativar USB antes de desconectar – Neurônio 2.0
quinta-feira, 7 de março de 2013

Por que desativar USB antes de desconectar


Embora nem todos conheçam pelo nome, a USB¹ tornou-se indispensável para qualquer pessoa que use um mínimo de tecnologia. Mesmo quem ainda não tem computador (o que hoje em dia é raro) o conector USB é conhecido pelos usuários de diversos dispositivos tecnológicos como celulares, smartphones, câmeras digitais, mp3/mp4 players e os famosos pen drives.

Particularmente não consigo mais viver sem meu pen drive, pois a todo momento estou transferindo arquivos entre os computadores da minha casa, do trabalho e da faculdade, isso sem contar quando faço alguma serviço de manutenção e lá vai meu pen drive no bolso carregando aquele programinha para salvar o dia.

dispositivo usb


Recentemente entrei em alguns fóruns e encontrei diversas discussões sobre como se deve retirar o pen drive do computador. Muitos defendem a ideia de que o pen drive, como todos os outros dispositivos USB são Hot Swap² e por isso não necessitam de nenhum procedimento para desconectá-lo. Não sou nenhum expert, mas pelas pesquisas que fiz na web juntamente com as aulas que tive na faculdade, cheguei à conclusão de que se deve SIM retirar a USB com segurança, por duas razões:

  1. A USB é um dispositivo elétrico e não se pode simplesmente tirá-lo bruscamente da "tomada", a interrupção repentina de energia pode em alguns casos queimar o aparelho. Da mesma forma que não se deve retirar da tomada um microondas ligado, os dispositivos USB obedecem a mesma regra.
  2. Quem gerencia a entrada e saída da USB no computador é o Sistema Operacional (Windows) e existe no Windows um sistema de multi-tarefas para melhorar a performance. É um assunto muito técnico que nem eu sei explicar detalhadamente, mas funciona mais ou menos assim: quando você pede pra gravar algum arquivo no pen drive o Windows carrega esse arquivo na memória RAM, dependendo da quantidade de tarefas no processador e da quantidade de dados na memória o Windows deixa o seu arquivo na memória em digamos... Stand by, esperando uma próxima oportunidade para gravar os dados no pen drive.

Então suponhamos que você pediu para gravar no pen drive aquele trabalho de 50 páginas que deveria ter sido entregue a uma semana e na pressa de ir correndo entregar você retirou o drive sem tomar o devido cuidado. Nesse caso, você correu dois riscos: Primeiro, ter queimado o penpen drive, além é claro de mais um dia de atraso na entrega do trabalho. Segundo, o Windows não teve tempo de finalizar a gravação dos dados e dessa forma quando você for abrir o documento ele pode estar corrompido.

Em ambas as situações o problema poderia ter sido evitado se você tivesse tomado as devidas precauções. Poxa vida! O procedimento não demora nem três segundos, não custa nada perder um tempinho e evitar maiores contratempos. E para não dizerem por aí que ninguém ensinou como se faz, prometo que no próximo post faço um tutorial passo-a-passo de como desativar USB de forma correta. Palavra de escoteiro! :-)


*¹ USB (Universal Serial Bus) é um tipo de conexão Plug and Play que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

*² Hot swap é a capacidade de retirar e de substituir componentes de um computador, enquanto opera, ou seja, não é necessário reiniciar o computador.

6 comentários :

Juliana disse...

Sua dica é muito interessante.
Eu sempre retiro os dispositivos usb após a configuração do Windows.
Abraços

Fábio disse...

Muito bom o seu texto!
Gostaria de lhe pedir permissão para usá-lo, em parte, em uma apostila que estou desenvolvendo para o meu trabalho. Desenvolvi um sistema que faz backup em pen drives e, achei necessário incluir estas informações para que os usuários (alguns com pouco experiência em informática) façam o procedimento correto e entendam o porquê. Um abraço e parabéns.

Júnior Gonçalves disse...

Permissão concedida Fábio!
Fique a vontade para usar os textos do blog, só peço que se possível você cite a fonte para divulgar meu trabalho com o Neurônio 2.0
Um forte abraço,

Fábio disse...

Com certeza.

Muito obrigado!

re.araujo disse...

Boa tarde todo mundo estava eu procurando uma outra coisa no site da microsoft quando me deparei com esse comentário de ajuda. Acho que isso resolve a questão. Antes eu sempre clicava no icone para desligar o dispositivo mas depois que fui na microsoft e percebi que ninguem retira ninguem desliga. Passei a fazer isso também. É lógico que voce deve se certificar que o dispositivo não esta transmitindo dados. segue o link http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-BR/Help/e67f09fa-5b4f-414f-bb6b-8180463011f11046.mspx

Júnior Gonçalves disse...

Legal seu comentário re.araujo, obrigado por compartilhar com os leitores do Neurônio 2.0 a sua opinião e "descoberta" sobre esse assunto. Entretanto, acho que por vias da dúvida vou continuar desconectando com segurança o meu pen-drive, pelo menos pra mim não custa nada.
Novamente, agradeço o comentário no blog
abraços

Postar um comentário

 
;