Como remover a USB com segurança – Neurônio 2.0
sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como remover a USB com segurança

Para muitos este post poderá ser um tanto “basicão” e muito elementar, porém achei importante postar pelo mesmos motivos que me fizeram escrever o post "Por que desativar USB antes de desconectar".

Quando conectamos qualquer dispositivo USB em um computador surge na parte inferior do monitor ao lado do relógio um ícone semelhante ao da Figura 1.

Como remover a USB com segurança

Figura 1

Para remover com segurança o dispositivo USB posicione o ponteiro do mouse sobre o ícone e clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse ou clique uma vez com o botão direito e selecione "remover hardware com segurança". A Figura 2 ilustra a etapa seguinte.

Como remover a USB com segurança

Figura 2

Nessa nova janela serão listados os dispositivos presentes no seu computador conectados através das portas USB. Cada linha representa um hardware diferente podendo ser por exemplo uma câmera digital, um HD externo ou ainda um pen drive que sempre será identificado como "USB Mass Storage Device".

Selecione o dispositivo que deseja remover clicando sobre ele e em seguida clique no botão "Parar". Uma nova janela será exibida pedindo a confirmação dos dispositivos a serem interrompidos, todos os itens referem-se ao hardware que está sendo removido no caso da Figura 3 são referente a um pen drive.

Como remover a USB com segurança
 Figura 3

Clique no botão “Ok” e se o windows interromper o dispositivo com sucesso, o mesmo desaparecerá da lista de dispositivos e a seguinte mensagem aparecerá: "O hardware pode ser removido com segurança", como mostra a Figura 4.


Como remover a USB com segurança

Figura 4

Agora sim! Você já pode tranquilamente desconectar o pen drive do seu computador. Porém, você pode se deparar com o seguinte problema: "O dispositivo 'volume genérico' não pode ser interrompido nesse momento" ou alguma mensagem semelhante como da Figura 5.

Como remover a USB com segurança
 Figura 5

Esta mensagem ocorre por que seu computador está executando alguma tarefa, seja lendo ou transferindo dados para o pendrive. Sendo assim, você deve fechar os programas ou arquivos que estão sendo utilizados e tentar novamente. Eu não disse que era fácil!

6 comentários :

. disse...

Cara muito boa sua dica!
mas estou com um problema umpouco maior acho.
É que mesmo fechando todos os programas do pc ainda fica dando esta mensagem q vc citou ai.
Tb tentei em outro pc e dá a mesma coisa.

sera que pode me ajudar?

desde ja agradeço.

Júnior Gonçalves disse...

Olá ZENBONSAI, pelo que tudo indica, existe algum processo rodando a partir do pen drive. Imagino que possa ser um worm, falei sobre eles no post "Ameaças da Internet".

Você pode tentar entrar no Gerenciador de Processos do Windows na aba Processo, certamente alguma coisa lá está impedindo o pen drive de ser removido.

Se ainda tiver dificuldade, me mande um e-mail através do formulário de contato explicando melhor o que acontece, assim posso tentar te ajudar melhor.

abraços

Anônimo disse...

O meu computador aparece a mensagem do nº 5 o que eu faço ?

Júnior Gonçalves disse...

Olá Anônimo,
como disse no post, essa mensagem aparece quando algum processo está utilizando o dispositivo, no caso USB, e nãom pode ser removido. Infelizmente alguns processos não aparecem na barra de tarefa e você só pode interrompê-los de duas maneiras.
1-) Reiniciando o computador; e
2-) Interrompendo manualmente no Gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Del) na aba Processos.

Este último procedimento requer um pouco mais conhecimento e fica por conta e risco do usuário.

branncca disse...

Olá. Você poderia me ajudar com um problema de Pen Drive?
Tenho esse pen drive com fotos e ao plugá-lo na entreda USB, ele até lê as pastas, mas ao clicar nas pastas, acusa como vazia.
Não consigo mais abrir as fotos.
Poderia me auxiliar?
Aguardo.
Obrigada
Karina

Júnior Gonçalves disse...

Olá Karina, tudo bem?

Já tive um problema semelhante assim e a solução que encontrei foi abrir e salvar as fotos em um computador com Linux.

Não sei se irá resolver o seu problema, mas é uma alternativa para recuperar as suas fotos.

Abraços,
Júnior

Postar um comentário

 
;